Catálogos de Projetos RIAAC-AGRI já disponíveis

Catálogos de Projetos RIAAC-AGRI já disponíveis

As alterações climáticas constituem, reconhecidamente, uma realidade e uma prioridade nacional, face aos seus impactos presentes e futuros sobre os ecossistemas, a economia e a sociedade.

Os estudos efectuados indicam que Portugal e a região mediterrânica, se encontram entre as zonas europeias com maior vulnerabilidade aos impactes das alterações climáticas.

Ciente desta realidade a ANPROMIS, o COTR, a FNOP, a UNAC e o ISA implementaram o projecto RIAAC AGRI “Rede de impacto e adaptação às alterações climáticas nos sectores agrícola, agro-alimentar e florestal”.

No âmbito das diversas acções previstas, foi efectuado um levantamento exaustivo da informação científica existente nesta área a nível nacional, que foi compilada nos dois catálogos, disponiveis aqui.

Com a publicação destes catálogos atinge-se um dos objectivos do projecto para disseminação da informação de forma alargada, compilando nestes dois volumes os projectos de I&D existentes e que incluem o estudo de estratégias e medidas de adaptação às Alterações Climáticas nos quatro sectores alvo – Milho, Regadio, Tomate de Indústria e Floresta.

O artigo foi publicado originalmente em UNAC.

Comente este artigo
Anterior João Ponte: Recuperação financeira das cooperativas em São Jorge gera confiança no futuro agrícola
Próximo Fruit Logistica 2020 - 5 a 7 de fevereiro - Berlim

Artigos relacionados

Nacional

Nove distritos do continente sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Nove distritos de Portugal continental estão hoje e sábado sob aviso amarelo devido ao calor e a Costa Sul da Madeira por causa do vento forte informou hoje o Instituto Português do Mar e da […]

Notícias Segurança e Qualidade

ASAE instaura 3 processos crime abate clandestino e apreende 160 Kg de carne

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, durante as últimas semanas, diversas ações de fiscalização, no âmbito do combate ao abate clandestino, atendendo aos riscos associados ao consumo de carne […]

Dossiers

Cotações – Suínos – 25 a 31 de outubro de 2021

As cotações médias, de porco classe E, 57 %, e de porco classe S, > 60 %, à entrada no matadouro, desceram 0,018 e 0,023 €/kg Peso Carcaça, respetivamente […]