Castelo Branco aumenta rega inteligente pioneira

Castelo Branco aumenta rega inteligente pioneira

A Câmara Municipal de Castelo Branco alargou esta terça-feira, o sistema pioneiro de rega inteligente da cidade em 55 rotundas, 12 separadores e 8 espaços verdes numa parceria com a startup Allbesmart.

A partir de agora a Praça do Município, o Largo da Devesa, a Zona do Castelo, o Parque Urbano da Carapalha, o Monte do Índio, o Skate Park, assim como, a zona da Piscina Praia e também as piscinas de Alcains, juntam-se ao Parque Urbano das Violetas, neste projeto de rega inteligente.

Esta inovação tecnológica vai permitir poupanças de cerca de 20 por cento no que respeita ao consumo de água na rega dos espaços verdes e como salienta Luís Correia, Presidente da Câmara de Castelo Branco, trata-se de um “projeto importante na medida em que uma das apostas da autarquia é criar cada vez mais espaços verdes, e a utilização deste sistema de rega é fundamental para a poupança de água e a eficiência de recursos.

Em Castelo Branco, está-se a ” apostar em ter um sistema mais eficiente, que nos permita responder mais rapidamente na gestão da rega dos espaços verdes, e também a poupar água nesse processo”, por isso este ” sistema inclui 25 pluviómetros (sensores), que quando chove, desligam automaticamente a rega, um processo que vai permitir poupar muita água, facilitando também a gestão deste recurso nos espaços verdes da cidade” explicou Luís Correia.

Esta política de regeneração urbana assume para a autarquia o propósito da melhoria da qualidade de vida dos Albicastrenses sem, no entanto, colocar em causa a sustentabilidade ambiental.

Foi a partir deste pressuposto que a Câmara Municipal de Castelo Branco, depois de instalado e avaliado o projeto piloto de rega inteligente no Parque Urbano das Violetas no verão de 2016, optou por alargar esta tecnologia às principais zonas verdes e/ou de lazer da cidade.

Castelo Branco, devido ao clima seco e à extensão das suas áreas verdes, com o investimento agora realizado, dá o exemplo de boas práticas na gestão da rega dos espaços verdes, numa lógica de cidade inteligente.

Importa ainda referir que esta tecnologia resulta de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Castelo Branco e a Startup Allbesmart instalada no Centro de Empresas Inovadoras (CEI), em Castelo Branco.

Este sistema de rega inteligente, em que a autarquia albicastrense é pioneira na sua utilização, poderá em breve ser utilizado também noutras cidades, que já mostraram interesse em adquirir o sistema.

Comente este artigo
Anterior Tragédia  com  incêndios  florestais  não  é  para  esquecer!
Próximo STARTAGRO PIRA - 29 de Junho 2017- Transmissão ao vivo pelo Facebook da StartAgro

Artigos relacionados

Nacional

Feira da Caça de Mértola com muitas propostas

O programa da IX Feira da Caça de Mértola é extenso e pretende dar a conhecer várias perspetivas da atividade cinegética e proporcionar momentos de convívio e animação aos milhares de visitantes que se deslocam a Mértola para a ocasião. […]

Notícias fitofarmacêuticos

Agricultores podem ficar com “corda na garganta” devido à falta de chuva

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) mostrou-se hoje “apreensiva” devido à falta de chuva, defendendo a criação, por parte do Governo, […]

Nacional

Reforçados meios aéreos no combate ao fogo em Barcelos

Os meios utilizados para combater o incêndio que deflagrou este sábado à tarde em Tamel, no concelho de Barcelos, foram reforçados. […]