A ANPROMIS monitoriza desde o ano passado o desenvolvimento de diversas parcelas de milho em quatro zonas de produção: Vila do Conde, Mondego, Ribatejo e Alentejo. Agora, no seguimento da CropTour 2023, revela o balanço da produtividade.
A humidade do milho grão à colheita foi, em praticamente todas as regiões do continente, cerca de quatro pontos percentuais inferior em relação às campanhas anteriores, o que resultou numa redução significativa dos custos de secagem.
Em Vila do Conde, o milho silagem, cultivado através de canhão de rega, teve uma produtividade igual ou ligeiramente superior às das campanhas anteriores.
Já no Mondego, o milho grão, regado através da gravidade, viu a produtividade aumentar cerca de 5 a 10% em relação à média das campanhas anteriores.
No Ribatejo, o milho grão, através de pivot e gota-a-gota, obteve uma produção média igual ou ligeiramente superior às das campanhas anteriores.
Por sua vez, o milho grão, regado através de pivot, no Alentejo teve uma “considerável heterogeneidade em termos produtivos”, sendo esta igual ou ligeiramente inferior à média das campanhas anteriores.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.