A gestão eficiente da rega, constituiu para os produtores nacionais de milho um factor determinante para a competitividade desta cultura em Portugal.
Ciente desta realidade, a Direcção da ANPROMIS decidiu retomar a elaboração e o envio dos Boletins das Necessidades de Rega do Milho para a campanha 2023.
Desta forma, remetemos em anexo a informação referente a esta semana cujas recomendações, recordamos, baseiam-se na monitorização climática e na estimativa da ETo da semana anterior (24/04/2023 a 30/04/2023).
→ Região do Alentejo ←
→ Região Norte ←
→ Região Centro ←
→ Região Médio Tejo e Sorraia ←
A metodologia do balanço hídrico simplificado baseado na monitorização meteorológica da semana anterior para emitir avisos de rega na semana decorrente, tem limitações quando ocorreu precipitação muito significativa em fases exigentes como desenvolvimento rápido e após a floração. Nestes casos, deve acrescentar o valor da precipitação (média da região) à recomendação de rega. Esta alteração metodológica ainda é mais importante no caso de solo de baixa capacidade de armazenamento de água, como solos arenosos
Fonte: Anpromis
Boletim das Necessidades de Rega do Milho – 24 a 30 de abril