A AlgaEnergy, empresa especializada em soluções de biotecnologia à base de microalgas, participa na Biotech Attraction, evento dedicado à biotecnologia que se realiza no âmbito da Fruit Attraction, certame internacional que tem lugar em Madrid, Espanha, de 3 a 5 de Outubro. Ao Biotech Attraction, que decorre a 3 de Outubro, Marimar Bravo Cadena, directora de projectos de I+D da AlgaEnergy, leva a apresentação intitulada “O potencial das microalgas como bioestimulante agrícola: o seu efeito no nitrogénio e na resistência ao stress abiótico”.
A apresentação tem por base investigações recentes levadas a cabo pela AlgaEnergy em colaboração com as entidades CEBAS CSIC, IBVF e Agriculture Victoria (Austrália), e, segundo a empresa, os resultados «suportam o modo de acção dos produtos da AlgaEnergy no solo e nas culturas». Em 2019, a AlgaEnergy iniciou um programa de estudos sobre o modo de acção dos seus bioestimulantes à base de microalgas e «os resultados obtidos estabeleceram uma relação directa entre a aplicação dos seus bioestimulantes e o aumento da expressão génica nas culturas durante as primeiras duas horas após a aplicação», refere a empresa.
A AlgaEnergy acrescenta que vai partilhar «novas descobertas que aprofundam de forma mais específica o impacto das microalgas na saúde do solo, as rotas metabólicas relacionadas com o stress abiótico e a optimização do uso de nutrientes». A Biotech Attraction é um evento integrado na Fruit Attraction e dedicado à investigação e desenvolvimento tecnológico especializado em agrobiologia e biotecnologia das plantas.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.