Portugal tem até Dezembro para implantar a recolha selectiva de biorresíduos e o seu tratamento em separado. Será possível cumprir as metas antes de transformarmos a educação ambiental?
Se ainda não ouviu falar de compostagem doméstica ou comunitária, ou mesmo na recolha selectiva de biorresíduos, de certeza esse tema não tarda a chegar ao seu quotidiano. Portugal tem até Dezembro para implantar a recolha selectiva de biorresíduos e o seu tratamento em separado, mas acredito que não estamos de todo preparados para cumprir as metas que foram estabelecidas.
A compostagem é um assunto que está em alta desde 2020, quando o Decreto-Lei 102-D/2020 estabeleceu a obrigatoriedade da recolha selectiva de biorresíduos pelos municípios e a proibição de posteriormente misturá-los aos orgânicos provenientes da recolha indiferenciada. Após tantos anos a trabalhar com compostagem, vejo o quanto ainda estamos atrasados em matéria de transformação social quando o assunto é a gestão sustentável dos nossos resíduos.
Há um par de décadas, estamos a trabalhar o assunto da reciclagem de embalagens, sendo o resultado ainda muito pouco expressivo: o destino final de resíduos sólidos para a reciclagem foi, em 2021, de apenas 14% (RARU, APA, publicado em Outubro de 2022). Defendo que é urgente reavaliarmos a forma como estamos a comunicar a importância da separação dos resíduos na fonte (em nossas casas) para o público em geral.
“Ainda estamos atrasados em matéria de transformação social quando o assunto é a gestão sustentável dos nossos resíduos” Mel Greenfr/Pixabay
Recentemente, acompanhei a implementação de projectos-piloto muito similares de distribuição de compostores domésticos para jardins, ou a implementação de compostores comunitários em zonas urbanas. Em 2023, ao observar a execução de alguns projectos financiados pelo Fundo Ambiental no âmbito do RecolhaBio, notei uma forte tendência para a destinação de fundos para a aquisição de compostores de jardim para serem distribuídos para a população. É regra o reduzido investimento em educação ambiental, […]