Área de eucalipto vai diminuir em Portugal, diz secretário de Estado das Florestas

Área de eucalipto vai diminuir em Portugal, diz secretário de Estado das Florestas

A área de eucalipto vai diminuir em Portugal, assegurou esta quarta-feira aos deputados o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, ouvido pela Comissão de Agricultura e Mar.

“Vamos ter uma redução da área de eucalipto em Portugal”, afirmou, justificando que esta diminuição já acontece e que, com a legislação produzida, estão ainda mais dificultadas novas áreas de plantação de eucalipto.

O governante, que juntamente com o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, foi ouvido por aquela comissão, adiantou que, com o inventário que está a ser feito “este mês”, vai ser também feita uma “actualização das metas concedidas” para a plantação do eucalipto.

Na semana passada, os ambientalistas da Quercus vieram denunciar que os novos programas regionais de Ordenamento Florestal (PROF) privilegiam a plantação de eucalipto, e que esta espécie vai ocupar 95% do território nacional.

“Os PROF consideram prioritária a plantação de eucaliptos em 95% do território continental e apenas não são privilegiados em 5% da área, ou seja, em oito sub-regiões homogéneas do interior de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Baixo Alentejo”, afirmou na altura a associação ambientalista.

A Quercus alertou ainda para o facto de os novos PROF, publicados em Fevereiro, terem sido elaborados “com informação desactualizada e utilizando uma metodologia com critérios desajustados, o que os impede de contribuir para um melhor ordenamento florestal”.

O artigo foi publicado originalmente em Público.

Comente este artigo
Anterior Câmara de Almada reforça meios e melhora acessos às praias para proteger a floresta
Próximo Reestruturação de vinhas vai ter concurso de 50 ME

Artigos relacionados

Últimas

Vila Flor festeja o Mundo Rural com concursos pecuários e Seminário Agrícola – 22 de agosto – Vila Flor

O Município de Vila Flor vai dedicar o dia 22 de Agosto ao Mundo Rural. O evento arranca pelas 9 horas com os Concursos Pecuários da Ovelha Churra da Terra Quente e da Cabra Serrana. […]

Notícias meteorologia

Fenómeno meteorológico 26 Maio 2020

Durante a tarde do dia 26 Maio 2020, a localidade de Fazendas de Almeirim (Ribatejo) e área circundante foram particularmente afetadas por um […]

Últimas

Militares da Marinha travam progressão de fogos


Marinha apoia combate aos fogos

Militares da Marinha foram acionados pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) para colaborarem no combate aos fogos florestais que têm fustigado a região. […]