A Câmara de Anadia informou que a vigilância móvel da floresta no concelho tem início a 01 de julho, prolongando-se até 30 de setembro, nas freguesias a nascente do concelho, designadamente Avelãs de Cima, Moita e Vila Nova de Monsarros.
“Esta ação tem como intuito contribuir para a redução do número de ocorrências de incêndios, identificando potenciais agentes causadores e dissuadindo comportamentos que propiciem esses acontecimentos”, justificou.
Segundo esta autarquia do distrito de Aveiro, a vigilância móvel vai ser realizada pelas Associações de Apoio Florestal e Ambiental de Avelãs de Cima; Voluntários de Ferreiros; e Cultural e Recreativa de Algeriz, em coordenação com a GNR, Bombeiros Voluntários de Anadia, Coordenador Municipal da Proteção Civil e o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Anadia.
A vigilância da floresta do concelho é ainda complementada com o posto de vigia do Moinho do Pisco, na freguesia de Avelãs de Cima, que se encontra ativo, desde maio, funcionando 24 horas por dia, até ao final do mês de outubro.
Este posto integra a rede primária da Rede Nacional de Postos de Vigia.