AJAP: Parabéns Sr. Ministro da Agricultura, Dr. Capoulas Santos

AJAP: Parabéns Sr. Ministro da Agricultura, Dr. Capoulas Santos

[Fonte: AJAP]

Após quase uma década de trabalho, estudos, reuniões e seminários acerca do tema JER – Jovem Empresário Rural, é com muito agrado que a AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, constata que o diploma do JER é hoje aprovado em Conselho de Ministros, pela mão do responsável da pasta da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Este tema foi objeto da tese de mestrado em Economia Agrária e Sociologia Rural, de Firmino Cordeiro, então presidente da AJAP , defendida em 2008.

Dada a importância do tema e à sua cada vez maior relevância, praticamente à escala mundial, tem em Portugal assumido um particular destaque, devido a um interior quase sem pessoas, com residentes cada vez mais envelhecidos, com pouco investimento e a perder paulatinamente serviços, sem os quais não se consegue fixar pessoas.

Devido a este estado de abandono o grande flagelo dos incêndios vai lançando o pânico.

Para além da grande responsabilidade da AJAP na defesa da sua principal bandeira – os Jovens Agricultores, não podemos nem ficamos impávidos e serenos a assistir a este “fado” do interior a desaparecer.

A 11 de novembro de 2017, acrescentámos aos estatutos da AJAP a figura do JER, por forma a conferir legitimidade à Organização, na defesa e insistência para que esta fosse legislada e aceite pelo Governo e tudo faremos para que lhe possam ser associados meios, prioridade e incentivos.

Estas duas figuras (Jovem Agricultor e Jovem Empresário Rural) são distintas, é certo, mas complementares, pois convivem e podem interligar-se no Espaço Rural e dar um excelente contributo para que o Interior possa rejuvenescer, tornar-se mais dinâmico, empreendedor e gerar postos de trabalho.

Portugal precisa, e o Governo está de parabéns porque reconheceu e fez o que lhe compete.

→Consulte o Comunicado do Conselho de Ministros de 13 de dezembro aqui←

Comente este artigo
Anterior Syngenta: Tecnologia Syngenta eficaz na proteção das vinhas na Região dos Vinhos Verdes
Próximo IBR de Guimarães tem sido importante para a nova agricultura do século XXI

Artigos relacionados

Comunicados

Grupo Auto-industrial líder no mercado de tractores em 2017

Em 2017, o Grupo Auto-Industrial matriculou 1.378 tractores novos em Portugal, o que lhe permitiu assegurar a liderança no mercado nacional como o principal importador a operar neste mercado.

Sugeridas

CNA: Atacar Seca já “rotineira” reclama medidas fora da “rotina”…

[Fonte: CNA – Confederação Nacional da Agricultura]

As condições climatéricas estão a impor a Seca como um contexto dramaticamente já “rotineiro” em que a Agricultura é muito afectada. […]

Últimas

Portuguesa Atlas faz parceria de seguros agrícolas com Sompo, gigante internacional do setor

Atlas, mediadora de seguros sediada em Lisboa, é a primeira MGA agrícola na Península Ibérica e uma das primeiras na Europa. […]