AGRO-INOVAÇÃO 2019 – Workshops Regionais de Inovação na Agricultura no Cartaxo e Vila Real

AGRO-INOVAÇÃO 2019 – Workshops Regionais de Inovação na Agricultura no Cartaxo e Vila Real

[Fonte: Rede Rural Nacional] Realizaram-se no Cartaxo, a 2 de Julho, e em Vila Real, a 3 de Julho, os primeiros Workshops Regionais de Inovação na Agricultura / AGRO-INOVAÇÃO 2019, nos quais estiveram em apresentação e discussão temas relevantes para o setor, em particular para a fileira da hortofruticultura, vinha, olival e frutos secos, marcando presença mais de 200 participantes, entre agricultores, técnicos, investigadores e estudantes.

A sessão de abertura do primeiro workshop regional, realizado esta terça feira, dia 2 de julho, no Auditório Municipal da Quinta das Pratas do Cartaxo, foi assegurado por Custódia Correia, Coordenadora da RRN, que enfatizou a importância da parceria constituída para a organização, os parceiros do Grupo de Trabalho da Rede Rural Nacional e, em particular, os Centros de Competências do setor ou fileira, neste caso o Centro de Competências do Tomate de Indústria e o COTHN. Referiu ainda a parceria com o Crédito Agrícola e a Inovisa no âmbito do Prémio de Inovação e Empreendedorismo.

PANO 20190702 094955

Seguiu-se na ordem de trabalhos a intervenção de João Fernandes, da NEC Portugal, empresa fundada em 1899 e há 24 anos em Portugal, que apresentou o projeto CropScope. Este projeto tem como base o objetivo de tirar partido das tecnologias para uma agricultura mais eficiente e mais produtiva, através da recolha de dados que são analisados, permitindo criar uma simulação que compara várias variáveis do que está a ser feito no terreno, assim como define recomendações a nível da gestão de água e de fertilização.

IMG 20190702 095904

Sobre o tema da “Digitização – Ferramentas para a Sustentabilidade”, António Mexia (Professor Catedrático do ISA/UL) alertou para a urgência do solo, ou seja a urgência de melhor conhecer e preservar o solo. “A quantidade de informação para usar na agricultura é brutal, os agricultores é que não sabem como usar”, referiu o Professor. A dinâmica temporal dos fenómenos extremos é outro aspeto que obriga a mudanças e ajustes de práticas na agricultura. A preservação do solo, controlo de doenças e de pragas e eficiência da rega foram outros temas abordados, numa perspetiva de sustentabilidade ambiental, social e económica.

Lino Fernandes, presidente da Agência de Inovação entre 1996-2002 e 2005-2012, fechou a sessão da manhã, referindo a importância da investigação fundamental no setor agrícola. Salientou o facto de que estes projectos demoram a ter resultados e algumas vezes têm sucesso científico mas não entram no mercado.

Na iniciativa foram apresentados os seguintes Grupos Operacionais: Valor+ (Criação de valor com os subprodutos agrícolas, agroalimentares e floretais); QUALITOMATE (A complexidade de ser simplesmente vermelho); MaisSolo; GreenTaste (Uma nova base para molhos e temperos de elevado valor nutricional); Hortinf; CompetitividadeSouthBerries (Pequenos frutos competitivos e sustentáveis: técnicas culturais inovadoras para o alargamento da época de produção).

IMG 20190702 160347

A parte da tarde do Workshop Regional de inovação na Agricultura contemplou uma visita de campo na zona de Benavente, onde decorreram demonstrações dos projetos dos Grupos Operacionais NEP, Qualitomate, SteNcil, Hortinf e LTT.

Workshop Regional de Inovação na Agricultura, em Vila Real

No segundo Workshop Regional de Inovação na Agricultura / AGRO-INOVAÇÃO 2019, de um total de cinco a realizar este ano, teve lugar esta quarta-feira, 3 de julho, no Auditório Geociências da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com apresentação dos resultados dos Grupos Operacionais dos sectores da vinha, olival e frutos secos.

IMG 20190703 095058

Estiveram presentes na iniciativa os Grupos Operacionais: CSinDouro – Confusão sexual contra a traça da uva, Lobesia botrana em viticultura de montanha- caso particular da Região Demarcada do Douro; FDControlo; WineClimaAdapt-seleção e valorização das castas mais bem adaptadas a cenários de alterações climáticas; VITISHIDRI – Estratégias para a gestão do stress hídrico da vinha no Douro Superior; FitoFarmGest; Grupo Operacional Olivicultura e Azeite; Novas práticas em olivais de sequeiro – estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas; TECOLIVE-técnicas e tecnologia para valorização de subprodutos em Olivicultura.

IMG 20190703 112138

De tarde foram realizadas um conjunto de visitas de campo a explorações onde os Grupos Operacionais tem desenvolvido atividade. Pela fileira do Olival, realizou-se uma visita a S. Pedro de Vale do Conde, em Mirandela, no âmbito do projeto GO Novas práticas em olival de sequeiro; pela fileira dos Frutos Secos, um grupo deslicou-se à Quinta da Cotovia, em Mirandela, no âmbito dos projetos Biopest e Climcast; pela fileira da Vinha, e no âmbito do projeto CSinDouro – Confusão sexual, houve visita de estudo à Quinta de S. Luiz e à Quinta do Vallado, na Régua.

IMG 20190703 161200
IMG 20190704 WA0012

Este foi um workshop promovido pela Rede Rural Nacional (RRN) em colaboração com a Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID) e o Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos (CNCFS).

Comente este artigo
Anterior Portugal produziu 4,1 mil toneladas de alimentos compostos para animais em 2018
Próximo Portugal Fresh tem inscrições abertas para a Fruit Atttraction

Artigos relacionados

Nacional

III Congresso Portugal Fresh – 28 Novembro 2017 – Lisboa

Em Fevereiro de 2015, quando Portugal foi o país parceiro da maior feira de frutas e legumes do Mundo, a Fruit Logistica em Berlim, a Portugal Fresh assumiu publicamente o compromisso de atingir 2.000 milhões de euros de exportações no setor hortofrutícola em 2020.
Importa recordar que partimos de 780 milhões de euros de exportações em 2010, […]

Nacional

Agricultura: Só Alqueva permitiu recuperar depois da entrada na Europa

[Fonte: Dianafm]
A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus escolheu Évora para encerrar o ciclo de 10 debates que assinalaram os 30 anos de integração de Portugal na União Europeia. Os impactos da política Europeia na agricultura foram muito grandes em Portugal. No Alentejo houve uma diferença em relação ao resto do país, […]

Últimas

Morreu a planta de algodão que a China fez brotar na Lua

[Fonte: Rádio Renascença]

Na terça-feira, a televisão estatal chinesa CGTN divulgava imagens de uma semente de algodão que havia brotado no lado oculto da Lua. Agora, a CGTN vem confirmar que a semente, plantada numa espécie de “estufa” espacial, acabaria por morrer, […]