A falta de água está a deixar muitos agricultores portugueses desesperados e os apoios tão necessários tardam em chegar. Estão agora na expectativa de perceber o que consegue Portugal no conselho de agricultura.
A ministra Maria do Céu Antunes vai pedir esta terça-feira à Comissão Europeia que autorize o uso de verbas da Política Agrícola Comum na ajuda aos agricultores afetados pela seca.
O despacho que reconhece a situação de seca em 40 por cento do território nacional e que permite acionar as medidas de ajuda ao setor foi assinado a 8 de maio.
Mas, para o secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal, Luís Mira, seja o que for que se consiga, vem com pelo menos um mês de atraso.
Luís Mira considera ainda estranho que o Ministério da Agricultura tenha de esperar pelos relatórios do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e pelos conselhos de agricultura para acionar medidas para ajudar os agricultores.
Já no ano passado não houve dinheiro para compensar os prejuízos decorrentes da seca, apenas medidas administrativas, sublinha a CAP.