Açores promovem acções de formação: aplicadores de produtos fitofarmacêuticos e introdução à vitivinicultura

Açores promovem acções de formação: aplicadores de produtos fitofarmacêuticos e introdução à vitivinicultura

O Governo Regional dos Açores vai promover a realização de duas acções de formação em “Aplicadores de Produtos Fitofarmacêuticos”, com a duração de 25 horas cada, tendo em vista a habilitação de 36 agricultores.

A decisão foi tomada em Conselho de Governo, ontem, 3 de Julho, avançando o Executivo regional em comunicado que “deste modo, promove-se a agricultura na Ilha do Pico, nas suas diversas fileiras, dotando os produtores dos conhecimentos necessários à adopção das melhores práticas no desenvolvimento da sua actividade”.

Apoio VITIS

Por outro lado, o Executivo açoriano deliberou promover a realização de uma acção de formação em “Introdução à Vitivinicultura”, tendo em vista a habilitação de 18 novos vitivinicultores que iniciaram recentemente a actividade, designadamente por via de projectos aprovados no âmbito do VITIS.

Deste modo, “dotam-se os vitivinicultores que estão a iniciar a sua actividade com o conhecimento teórico e prático necessário à adopção das melhores práticas na programação, organização e orientação das operações culturais da vinha”, realça o mesmo comunicado.

O Governo Regional dos Açores decidiu também avançar com os procedimentos necessários com vista à requalificação do Parque de Retém de Gado localizado na zona da Atalhada, que serve várias explorações pecuárias em terrenos de altitude, particularmente aquelas localizadas nas freguesias de Santo António e São Roque, investimento que se estima em 20 mil euros.

“Desde modo, promove-se a melhoria das condições de operacionalidade e de bem-estar animal do parque em apreço, designadamente nas acções de maneio e sanidade animal”, diz o Governo Regional.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Açores limpam 200 Km de caminhos rurais e reforçam abastecimento de água à agricultura na Ilha do Pico
Próximo A PAC e a captação de jovens para o setor agrícola: mudam-se os tempos, reforçam-se as vontades! - Marisa Costa

Artigos relacionados

Últimas

Live-stream – O reflexo do COVID-19 no sistema de defesa da floresta contra incêndios em 2020

Intitulado “O reflexo da COVID-19 no sistema de defesa da floresta contra incêndios em 2020”, este Webinar é promovido pelo Centro de […]

Últimas

Nova perturbação polar.

Perturbação polar em aproximação ao território.
Este fim de semana teremos a passagem da segunda perturbação polar deste Outono-Inverno sobre o território. […]

Comunicados

COVID-19: Validade de Cartões – Técnicos responsáveis, operadores de venda e aplicadores de Produtos fitofarmacêuticos

Atendendo ao disposto no ponto 6 do art.º. 9.º do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, que entrou em vigor a 13 de março, data da sua publicação, não deverão ser […]