As acácias pertencem à família Fabaceae, também conhecida como família das leguminosas (Leguminosae), cujos frutos são vagens que contêm sementes, e à subfamília Mimosoideae.
Esta família inclui muitas dezenas de espécies que temos em Portugal e que são maioritariamente exóticas, ou seja, foram trazidas de outros lugares do mundo e aqui introduzidas. Dela fazem parte várias árvores e arbustos, assim como plantas herbáceas de elevado valor económico e nutritivo – como o grão, as favas ou os amendoins -, plantadas em Portugal e em muitos outros países como culturas alimentares.
Algumas destas espécies exóticas mantêm-se em Portugal porque são continuamente plantadas. Outras formaram populações estáveis, sem intervenção humana, e por cá permaneceram, partilhando habitat em equilíbrio com espécies nativas – foram, por isso, consideradas espécies naturalizadas. Uma pequena parte, no entanto, viu este equilíbrio interrompido por fenómenos externos (o fogo, por exemplo), que estimularam o rápido aumento das suas populações e distribuição, desencadeando um comportamento invasor.
O artigo foi publicado originalmente em Florestas.pt.