A Terra e os Homens – Episódio 5

[Fonte: Agro.ges] O episódio 5 da “Terra e os Homens” inclina-se sobre o mais importante recurso renovável de Portugal: a floresta. É abordada a situação atual do setor, os desafios que enfrenta e a forma como é encarado no quadro agrícola português.

É um facto: os portugueses consideram a floresta um património fundamental, cujos resultados positivos se podem ver no PIB, exportações nacionais e ofertas de emprego. No entanto, apesar dos vários apoios que Portugal tem recebido, o setor florestal tem vindo a enfrentar vários desafios. Entre os vários problemas apontados para o insucesso dos esforços, destacam-se os escassos ritmos de crescimento, os fogos florestais, a desatualização da legislação e ambiguidades no comportamento estatal, a repartição de competências por vários departamentos e a sua falta de organização e competência técnica, a insuficiente ação preventiva e a inexistência de uma separação entre o direito de propriedade e a gestão florestal.

Entre as ambiguidades florestais discutidas neste episódio, é importante destacar as implicações económicas e sociais do eucalipto, que é encarado como uma espécie “maldita”, o desinteresse pelo montado de sobro e as consequências dos fogos florestais.

É necessário que o setor seja desenvolvido, conservado e explorado. E como é que isto pode ser atingido? Através de um desenvolvimento sustentável do conjunto florestal, desde a sua produção até à sua transformação. É urgente apostar na aplicação dos instrumentos financeiros disponíveis e numa valorização do património, de forma a melhorar as produções e o índice de produtividade.

Neste episódio foram convidados Luís Pinheiro, Presidente do Instituto Florestal, o Engenheiro Armando Carvalho da QUERCUS e o Engenheiro João Durão da Portucel Florestal que discutiram as funções de proteção, progressão e papel social da floresta e a reputação, adaptação e gestão do eucalipto em Portugal. O Engenheiro Agrónomo Sevinate Pinto realizou o comentário da semana.

Comente este artigo
Anterior Rui Rui diz que as conclusões do Tribunal de Contas sobre o Fundo Revita já se “adivinhavam”
Próximo Previsão de longo prazo - Previsão mensal - 22 jul. a 20 ago. 2019

Artigos relacionados

Vídeos

Setor Agrícola em debate durante a crise

Joaquim Pedro Torres à conversa com Pedro Santos (Consulai), Miguel Freitas (Professor Universitário) e Francisco Gomes da Silva (Agroges) […]

Vídeos

Faça Chuva Faça Sol – T.2 Ep. 11

[Fonte: RTP] Neste programa, viajámos até ao Algarve para conhecer a produção do abacate. Uma árvore exótica que conquista os produtores algarvios. […]

Últimas

Now Report – Pastores (Miguel Rodrigues)

Conheça a história de vida do jovem pastor Miguel Rodrigues. Homens incógnitos responsáveis pela existência da maravilha da gastronomia […]