A Feira do Montado “valoriza a região Alentejo enquanto ativo e garante a continuidade do ecossistema”, diz Ministra da Agricultura (c/som)

A Feira do Montado “valoriza a região Alentejo enquanto ativo e garante a continuidade do ecossistema”, diz Ministra da Agricultura (c/som)

[Fonte: Rádio Campanário] Decorreu esta quinta feira, 28 de novembro a inauguração da XX Feira do Montado em Portel.

O certame que promove o artesanato, a gastronomia e todas as áreas relacionadas com o montado, contou este ano com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, na cerimónia de inauguração.

A Rádio Campanário marcou presença e falou com a responsável pela tutela da agricultura.

Maria do Céu Albuquerque começa por referir aos nossos microfones que “o montado é um ativo muito importante do Alentejo e do nosso país e como tal temos que valorizá-lo”.

“O Montado é um ativo importante do Alentejo que tem de ser valorizado”
Maria do Céu Albuquerque

A Ministra considera que o Montado “não só pelo que representa do ponto de vista das espécies autóctones, o sobreiro e a azinheira, mas também por todas as formas relacionadas com a agricultura, o turismo, e o artesanato, tem de ser valorizado”.

Para além das áreas anteriormente mencionadas, Maria do Céu Albuquerque considera “o mel, a cortiça, o porco preto, ativos importantes ligados ao Montado que é necessário valorizar”, acrescentando que “no programa rural 2020 estamos a apoiar a pecuária extensiva, por forma a garantir todo este ecossistema”.

José Manuel Grilo, autarca de Portel, destaca que “nestes 20 anos tentámos sempre manter a mesma identidade do certame”, acrescentando que “não podemos crescer muito mais pois ficamos sem capacidade”.

“Em 20 anos mantemos a mesma identidade e valorizámos o Montado”
José Manuel Grilo

O presidente da Câmara Municipal de Portel considera “a qualidade dos produtos e dos expositores marcam a diferença”, referindo que “para além dos aspetos comerciais, uma das mais valias é podermos discutir todos os aspetos relacionados com o montado e tentar valoriza-lo”.

O autarca destaca a presença da Ministra da Agricultura que “demonstra que os autarcas dão sempre bons ministros e bons deputados, pois estão mais próximos da realidade”.

Para Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura, a Feira do Montado “é uma organização de referência na área do mundo rural e dos produtos endógenos”.

“O Montado é uma referência no mundo rural”
Ana Paula Amendoeira

A diretora considera que “a vigésima edição da Feira do Montado demonstra a resiliência do município de Portel na valorização deste bem cultural e agrícola”.

Norberto Patinho, portelense, ex-presidente da câmara de Portel e atual presidente da Assembleia Municipal prestou declarações à Rádio Campanário durante a abertura da Feira do Montado de 2019.

Satisfeito com o “enraizamento” da Feira do Montado, iniciada por si, Norberto Patinho fala do engrandecimento da feira e elogia o trabalho feito pelo atual presidente da câmara.

“O Montado é um ecossistema que pode ajudar muito a desenvolver a região”
Norberto Patinho 

O Montado, como nos diz Norberto Patinho, “é um ecossistema que pode ajudar muito a desenvolver a região” e a sua valorização será benéfica para o Alentejo não só a níveis ambientais como a nível de criação de mais postos de emprego, lembrando os muitos produtos associados a estes terrenos.

Apesar de não ter sido ainda aceite a candidatura do Montado a Património Imaterial da Humanidade, este título não é algo que apoquente o presidente da assembleia municipal, desvalorizando essa demora, espera que este surja de forma natural e reforça que o mais importante é a sensibilização das entidades para a sua importância.

Comente este artigo
Anterior Previsão de longo prazo - 02 a 29 dez. 2019
Próximo Próximo quadro financeiro plurianual tem “alguns escolhos” no seu caminho

Artigos relacionados

Nacional

Garrafa de vinho em Espanha teve um preço médio de 4 euros em 2018. Mais 4,5%

Os espanhóis gastaram, em 2018, cerca de 855 milhões de euros em garrafas de vinho. O preço médio de cada garrafa de 75 cl foi de 4 euros. […]

Nacional

Capoulas Santos compara reforma da floresta ao projeto do Alqueva

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, compara as dificuldades de implementação da reforma da floresta às enfrentadas há 20 anos pelo projeto do Alqueva e apela à […]

Últimas

Novo Banco renova parceria com a Festa das Vindimas de Viseu

O Novo Banco “reforça o seu compromisso com a região do Dão e é mais uma vez parceiro de referência do Município de Viseu naquele que é […]