A biodiversidade escondida à nossa volta – 28 de Abril 2018 – Coimbra

A biodiversidade escondida à nossa volta – 28 de Abril 2018 – Coimbra

Será que temos consciência da quantidade de animais com os quais partilhamos os ecossistemas, ou mesmo com os quais convivemos quase diariamente?

A resposta será dada no passeio “A biodiversidade escondida à nossa volta“, que se realiza a dia 28 de abril, entre as 10h e as 11h30, no âmbito do ciclo “Biodiversidade à Nossa Volta”, promovido pela Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável e pelo Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

«O solo é um recurso fundamental para a vida tal como a conhecemos. Apesar de ser essencialmente composto por minerais, ar e água, alberga também uma imensa biodiversidade que intervém em diversos processos biológicos associados à provisão de bens e serviços do ecossistema, essenciais para o bem-estar do ser humano», afirmam os organizadores do passeio.

Assim, guiados por investigadores do Laboratório de Ecologia e Ecotoxicologia de Solos do Centro de Ecologia Funcional, os participantes vão percorrer a Mata Nacional do Choupal, «para conhecer melhor alguns destes organismos “escondidos debaixo dos nossos pés”. Olhando para o solo, vamos fazendo algumas paragens para melhor conhecer a sua biodiversidade, desde a mesofauna (incluindo os colêmbolos e enquitreídeos, desconhecidos para a maioria da população), passando pela macrofauna (da qual fazem parte as minhocas, as formigas, as aranhas ou os escaravelhos) até à megafauna (incluindo pequenos mamíferos e outros pequenos vertebrados).»

A entrada é livre, mas as inscrições são limitadas e obrigatórias, até ao dia 26 de abril, em catedraunesco@uc.pt. O ponto de encontro será no café do Choupal, junto à zona de merendas.

 

Comente este artigo
Anterior Parlamento aprova recomendação do PSD para evitar desvio de fundos comunitários
Próximo Portugal em risco de incêndios catastróficos iguais ou piores a 2017

Artigos relacionados

Últimas

O valor do vinagre: uma aposta de futuro? – 1 de Fevereiro 2018 – Peso da Régua

A nova casa do Douro/ Federação Renovação do Douro organiza uma Sessão de Esclarecimento: “O valor do vinagre: uma aposta de futuro?”, que ocorrerá no dia 1 de Fevereiro às 14h30m na Casa do Douro.
O objetivo primordial é contribuir para esclarecimento de todos os agentes económicos da Região Demarcada do Douro. […]

Eventos

Tecfresh’17 – Feira Tecnológica para Frutas e Hortícolas debate o sector – 16 a 18 Novembro 2017 – CNEMA, Santarem

A Tecfresh’17 – Feira Tecnológica para Frutas e Hortícolas, evento que se realiza pela primeira vez, decorre no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, de 16 a 18 de Novembro de 2017 e pretende ser um ponto de encontro entre profissionais do sector.

Eventos

Encontro de Cooperativas Olivícolas – 12 de Janeiro 2018 – Macedo de Cavaleiros

A Fenazeites – Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Olivicultores, associada da CONFAGRI, realiza no próximo dia 12 de Janeiro, um encontro com as Cooperativas Olivícolas em Trás-os-Montes para discutir o futuro da PAC pós 2020 e suas implicações num setor que gera cerca de 30 milhões de euros/ano para a economia portuguesa. […]