A biodiversidade escondida à nossa volta – 28 de Abril 2018 – Coimbra

A biodiversidade escondida à nossa volta – 28 de Abril 2018 – Coimbra

Será que temos consciência da quantidade de animais com os quais partilhamos os ecossistemas, ou mesmo com os quais convivemos quase diariamente?

A resposta será dada no passeio “A biodiversidade escondida à nossa volta“, que se realiza a dia 28 de abril, entre as 10h e as 11h30, no âmbito do ciclo “Biodiversidade à Nossa Volta”, promovido pela Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável e pelo Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

«O solo é um recurso fundamental para a vida tal como a conhecemos. Apesar de ser essencialmente composto por minerais, ar e água, alberga também uma imensa biodiversidade que intervém em diversos processos biológicos associados à provisão de bens e serviços do ecossistema, essenciais para o bem-estar do ser humano», afirmam os organizadores do passeio.

Assim, guiados por investigadores do Laboratório de Ecologia e Ecotoxicologia de Solos do Centro de Ecologia Funcional, os participantes vão percorrer a Mata Nacional do Choupal, «para conhecer melhor alguns destes organismos “escondidos debaixo dos nossos pés”. Olhando para o solo, vamos fazendo algumas paragens para melhor conhecer a sua biodiversidade, desde a mesofauna (incluindo os colêmbolos e enquitreídeos, desconhecidos para a maioria da população), passando pela macrofauna (da qual fazem parte as minhocas, as formigas, as aranhas ou os escaravelhos) até à megafauna (incluindo pequenos mamíferos e outros pequenos vertebrados).»

A entrada é livre, mas as inscrições são limitadas e obrigatórias, até ao dia 26 de abril, em catedraunesco@uc.pt. O ponto de encontro será no café do Choupal, junto à zona de merendas.

 

Comente este artigo
Anterior Parlamento aprova recomendação do PSD para evitar desvio de fundos comunitários
Próximo Portugal em risco de incêndios catastróficos iguais ou piores a 2017

Artigos relacionados

Nacional

UTAD vai debater o hidrogénio como fonte de energia para o futuro – 15 de Novembro 2017 – Vila Real

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a abrir um ciclo de workshops sobre áreas de investigação e inovação voltadas para o desenvolvimento, vai realizar, no próximo dia 15 de novembro, com início às 14h15, no auditório do complexo laboratorial, um workshop sobre “Hidrogénio: Tecnologias atuais e perspetivas para o futuro”. […]

Eventos

O Impacto dos Pagamentos ligados na PAC – 13 de Junho 2017 – Santarém

A Confederação de Agricultores de Portugal – CAP,  organiza no dia 13 de Junho a conferência – O Impacto dos Pagamentos ligados na PAC. A conferência terá lugar na Feira Nacional de Santarém ,na sala scalabis, em Santarém.
A iniciativa pretende promover o debate sobre a importância dos pagamentos ligados na agricultura de alguns países europeus e perspetivar o futuro neste domínio. […]

Eventos

APH debate intensificação e sustentabilidade nas Cadeias de Valor Hortícolas

A Associação Portuguesa de Horticultura (APH) e a Sociedade Espanhola de Ciências Hortícolas (SECH) realizam o VIII Congresso Ibérico de Ciências Hortícolas, no recém-inaugurado Centro de Congressos de Coimbra, localizado no Convento de São Francisco, de 6 a 9 de Junho de 2017.
Este congresso reúne a cada 4 anos a comunidade científica e técnica luso-espanhola que trabalha em fruta, […]