Será que temos consciência da quantidade de animais com os quais partilhamos os ecossistemas, ou mesmo com os quais convivemos quase diariamente?
A resposta será dada no passeio “A biodiversidade escondida à nossa volta“, que se realiza a dia 28 de abril, entre as 10h e as 11h30, no âmbito do ciclo “Biodiversidade à Nossa Volta”, promovido pela Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável e pelo Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.
«O solo é um recurso fundamental para a vida tal como a conhecemos. Apesar de ser essencialmente composto por minerais, ar e água, alberga também uma imensa biodiversidade que intervém em diversos processos biológicos associados à provisão de bens e serviços do ecossistema, essenciais para o bem-estar do ser humano», afirmam os organizadores do passeio.
Assim, guiados por investigadores do Laboratório de Ecologia e Ecotoxicologia de Solos do Centro de Ecologia Funcional, os participantes vão percorrer a Mata Nacional do Choupal, «para conhecer melhor alguns destes organismos “escondidos debaixo dos nossos pés”. Olhando para o solo, vamos fazendo algumas paragens para melhor conhecer a sua biodiversidade, desde a mesofauna (incluindo os colêmbolos e enquitreídeos, desconhecidos para a maioria da população), passando pela macrofauna (da qual fazem parte as minhocas, as formigas, as aranhas ou os escaravelhos) até à megafauna (incluindo pequenos mamíferos e outros pequenos vertebrados).»
A entrada é livre, mas as inscrições são limitadas e obrigatórias, até ao dia 26 de abril, em catedraunesco@uc.pt. O ponto de encontro será no café do Choupal, junto à zona de merendas.