São muito animadoras as indicações recolhidas para que a 15 de Abril – em Coimbra – se realize um grande “8º Congresso da CNA” com lema “Soberania Alimentar – Com a Agricultura Familiar!”.
Assim, pode-se já confirmar que vão participar cerca de mil Agricultores provenientes de todo o País e dezenas de Convidados nacionais e também de outros países Europeus bem como de África e Brasil.
Durante o 8º Congresso, vão estar em discussão os temas mais candentes da nossa actualidade Agro-Rural e designadamente: – Escoamento e preços à Produção – floresta e incêndios – produção animal e vegetal – territórios Baldios – circuitos de comercialização de produtos agro-alimentares – movimento associativo dos Agricultores – serviços públicos em meio rural – mas também a nível do PDR 2020 e da próxima Reforma da PAC, bem como de alguns acordos ditos de “livre comércio”.
Especial enfoque na reafirmação do “Estatuto da Agricultura Familiar Portuguesa” enquanto valorização – institucional e prática – da importância estratégica da nossa Agricultura Familiar.
São pois matérias cuja síntese – em termos de reclamação e proposta da CNA e dos Agricultores – em princípio deve constituir o essencial da “Resolução” do 8º Congresso da CNA, bem como das principais Reclamações imediatas e outra documentação final.
Está ainda prevista a participação de alto responsável do Governo.
– Comemorações dos 40 Anos da CNA –
Tendo ainda em conta que este 8º Congresso também se realiza no quadro das comemorações dos 40 Anos da CNA – que se cumprem este ano de 2018 – a evocação da Fundação e dos Fundadores da CNA bem como da actividade da Confederação e das Filiadas durante este período, são outras componentes a marcar o 8º Congresso da CNA. – “Soberania Alimentar – Com a Agricultura Familiar”.Sempre com os Agricultores !.