70 expositores mostram o melhor do vinho do Algarve e do país no Lagoa Wine Show

70 expositores mostram o melhor do vinho do Algarve e do país no Lagoa Wine Show

Perto de 70 expositores, entre os quais cerca de duas dezenas do Algarve, incluindo todos os produtores vitivinícolas de Lagoa, estão presentes em mais uma edição do Lagoa Wine Show, que decorre de 28 a 30 de Abril, no Centro de Congressos do Arade, no Parchal.

Segundo dados fornecidos ao Sul Informação pela Câmara de Lagoa, que organiza o certame, no setor do vinho, além dos produtores algarvios, participam seis expositores do Dão, outros tantos do Alentejo e igual número do Tejo, dois da Península de Setúbal, dois do Douro e ainda dois da região dos Vinhos Verdes.

Para acompanhar os vinhos presentes, que podem ser provados e comprados pelos visitantes, há ainda 10 expositores de Gastronomia e cinco de atividades diversas.

A Câmara de Lagoa, concelho que, no ano passado, foi a «Cidade do Vinho», acrescenta que, este ano, o evento «conta igualmente com a presença de “Madalena do Pico – Cidade do Vinho 2017”, que estará a promover os seus vinhos, e com a presença institucional da AMPV – Associação dos Municípios Portugueses do Vinho e da Rota dos Vinhos do Algarve».

Ao longo dos três dias do Lagoa Wine Show, terão lugar provas de vinho, palestras e provas comentadas, conduzidas pelos enólogos dos produtores representados no certame, bem como pela AMPV e pela Rota dos Vinhos do Algarve.

Em termos de animação, estão previstos os concertos de Luís Represas (dia 28 de Abril), Amor Eletro (29) e da norte-americana Dena Derose com a Orquestra de Jazz do Algarve (dia 30). Os concertos acontecem sempre às 21h30, no Auditório do Centro de Congressos, com capacidade para 1000 pessoas.

Mas, além das atuações no auditório principal, haverá, igualmente, «apontamentos musicais» no foyer de exposições e junto à entrada do Centro de Congressos, a cargo de artistas locais e do Algarve (Grupo de Cantares do Parchal, Grupo de Cantares Fonte Nova, Rancho Folclórico do Calvário, a jovem fadista Luana Velasquez , Escola de Guitarras de Lagoa, Acordeonistas da Academia de Música de Lagos).

A Câmara de Lagoa acrescenta que «à semelhança do ano anterior, procedeu-se a uma forte divulgação junto das unidades hoteleiras de Lagoa e concelhos vizinhos, esperando-se grande afluência de turistas». Em 2016, o Lagoa Wine Show contou com 7000 visitantes, «esperando-se um número igual em 2017».

Este evento é apresentado pela autarquia como «uma homenagem aos agricultores, consumidores e quantos trabalham em prol de uma região e de um produto que é uma das referências do concelho».

«O vinho faz parte da nossa identidade, faz parte dos lagoenses e tudo aquilo que nós possamos fazer para promover o nosso concelho, temos de fazer. Temos de vender aquilo que tenha a ver connosco, neste caso mostrando a qualidade dos vinhos de Lagoa», salienta o presidente da Câmara Francisco Martins.

A entrada no Lagoa Wine Show é gratuita. Os bilhetes para os concertos custam 10 euros e podem ser adquiridos na Ticketline, no Convento de São José, no Auditório Municipal e no Balcão Único da Câmara de Lagoa.

Comente este artigo
Anterior Kenya’s Karau confirmed as WTO farm talks chair as Buenos Aires summit looms
Próximo Grupo de acompanhamento de negociação da PAC está já constituído

Artigos relacionados

Últimas

Grow to Green. A empresa portuguesa que quer tornar a comida mais limpa

[Fonte: Observador]
Há uma empresa portuguesa que está a produzir vegetais dentro de câmaras verticais para garantir que os alimentos não sofrem qualquer contaminação química, não estão sujeitos às condições climáticas e são mais limpos que os cultivados de forma tradicional. […]

Últimas

Symington Family Estates vai dar bolsas de estudos a alunos de agronomia e enologia da UTAD

A Symington Family Estates, produtor de vinhos da região do Douro, vai passar a atribuir duas bolsas de estudo, por ano letivo, a alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
De acordo com a empresa, estas bolsas de estudo destinam-se, sobretudo, a estudantes dos cursos de Engenharia Agronómica e Enologia e incluem o pagamento integral das propinas dos três anos da licenciatura. […]

Nacional

Gilberto Igrejas vai ser o novo presidente do IVDP

[Fonte: Público]
Gilberto Igrejas, professor de Genética na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), vai ser o novo presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), substituindo no cargo Manuel Cabral. A nomeação deverá ocorrer dentro de dias, mas a escolha do Ministério da Agricultura já está feita. […]