Workshop na Universidade do Algarve vai ensinar a “ser bom médico”

Workshop na Universidade do Algarve vai ensinar a “ser bom médico”

O workshop “Ser bom médico significa fazer 100% do que há para fazer e fazer 0% do que não há para fazer”, pelo «conceituado e heterodoxo» médico espanhol Juan Gérbas, realiza-se a 9 de Junho, das 14h00 às 18h00, no Anfiteatro Teresa Gamito, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve (UAlg), em Faro.

Investigador na área dos cuidados saúde primários e sistemas de saúde, Juan Gérvas, nascido em 1948, tem uma vasta investigação publicada em mais de 400 artigos.

Segundo a Administração Regional de Saúde (ARS), «é uma das personalidades maiores da medicina geral e familiar a nível mundial, tendo ao longo da sua vida lecionado em várias escolas e universidades das quais destacamos a Universidade de Valladolid e a Escola de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos da América».

Desempenha atualmente funções como professor de Cuidados de Saúde Primários na Escuela Nacional de Sanidad, em Madrid, e na Universidade Autónoma de Madrid., sendo membro desde 1986 do Comité Internacional de Classificações da Organização Mundial dos Médicos de Medicina Geral e Familar (WONCA).

Intitulando-se «praticante de uma medicina com limites, científica e humana» e autor da obra Sano y salvo y libre de intervenciones médicas innecesarias, Juan Gérvas dedicou a sua última década de trabalho como médico de família à população rural da Serra de Madrid após anos de trabalho na capital espanhola, sendo uma voz crítica sobre o sobrediagnóstico e o sobretratamento.

A organização deste workshop, que se destina a médicos e alunos de medicina, é da responsabilidade da área da Medicina Geral e Familiar do Mestrado Integrado em Medicina da UAlg, em colaboração com a Direção do Internato Médico de Medicina Geral e Familiar da ARS Algarve.

Comente este artigo
Anterior Programa ambiental já aprovou 47 ME para medidas contra incêndios - Governo
Próximo MEPs shoot down Commission plan to ban pesticides on EFAs

Artigos relacionados

Nacional

Corticeira Amorim distinguida com Prémio Nacional de Agricultura 2018

António Rios de Amorim recebeu o Prémio Nacional de Agricultura 2018, na categoria Grandes Empresas, entregue pelo Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, […]

Últimas

Seminário sobre a Valorização do Fumeiro em Montalegre a 30 de Maio

SONY DSC
O pavilhão Multiusos de Montalegre acolhe na próxima quinta-feira, dia 30, a partir das 10h, o seminário “Valorização do Fumeiro de Montalegre”, […]

Últimas

Ervideira lança loja online

A Ervideira acaba de lançar um novo site responsive, com novos conteúdos e uma imagem “mais moderna”. A grande novidade é o lançamento da loja online que, […]