A Universidade de Coimbra vai realizar no dia 28 de janeiro o workshop final do projeto “BP4BP – Melhoramento do tamarilho: plantas melhoradas para produtos de qualidade”. O evento é online e as inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.
Com início às 9H15 e encerramento às 16H00, este workshop sobre o tamarilho organizado pela Universidade de Coimbra (UC) conta com a intervenção de vários investigadores de diferentes instituições. A abertura do evento estará a cargo do investigador da Universidade de Coimbra Jorge Canhoto, que fará uma breve introdução sobre o projeto BP4BP. Para além da caraterização física e química de frutos de tamarilho, os participantes irão falar das propriedades nutracêuticas dos frutos de tamarilho, da propagação in vitro, do efeito da nutrição mineral na aclimatização de plantas de tamarilho micropropagadas e do stress e fisiologia de plantas de tamarilho propagadas.
Depois do intervalo haverá ainda espaço para abordar a embriogénese somatica no tamarilho, apresentar estudos de metabolómica aplicados à embriogénese somática de tamarilho e descrever os mecanismos moleculares envolvidos na manutenção da competência embriogénica em calos de tamarilho. Também vai ser dada resposta à questão: que papel para o etileno na embriogénese somática de tamarilho? Ainda antes do almoço falar-se-a de suspensões celulares de tamarilho: novas biofábricas para a produção de metabolitos.
A parte da tarde será dedicada aos temas “Como acrescentar valor ao tamarilho”, “Produção de frutos subtropicais na Europa Continental”, “O cultivo de abacate, um futuro sustentável” e “A micropropagação de fruteiras em Portugal”.
→ Inscrição ←
O artigo foi publicado originalmente em CiB - Centro de Informação de Biotecnologia.