Webinar: Eficiência Energética no setor Agroalimentar – Produção – 12 de maio

Webinar: Eficiência Energética no setor Agroalimentar – Produção – 12 de maio

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Agronómica promove, no próximo dia 12 de maio, entre as 14h30 e as 16h30, via plataforma Zoom, o Webinar “Eficiência Energética no setor Agroalimentar – Produção”, o segundo deste ciclo de conferências, com o objetivo de conhecer a perspetiva e opções dos produtores agrícolas e pecuários.

Este ciclo está integrado no âmbito da declaração de 2021 como “Ano OE da Eficiência Energética / Economia Circular”, definida pelo Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros. Serão abordadas algumas questões relacionadas com esta temática, por um diversificado painel de oradores, altamente qualificados.

A Eficiência Energética constitui uma componente essencial da sustentabilidade da utilização dos recursos a que estamos obrigados, individual e coletivamente, numa luta comum pela sobrevivência do planeta.

Todos somos chamados a colaborar neste desígnio pelo que importa conhecer não apenas a fundamentação científica e técnica das várias opções em presença como analisar os resultados práticos da sua aplicação nos diversos domínios de atividade que felizmente vão já existindo.

Ao longo dos 4 webinar’s previstos (1 por trimestre) teremos ocasião de analisar as diferentes perspetivas de abordar esta importante questão de acordo com as diferentes perspetivas dos vários subsetores da fileira agroalimentar.

No primeiro destes webinar’s, realizado no dia 18 de março foram abordados aspetos relativos a “Investigação, Impactos e Soluções” e tivemos oportunidade de ouvir excelentes apresentações do Eng. José Pedro Salema (EDIA), Prof. Luís Fialho (U. Évora), Engª Cláudia Costa (CAP), Eng. José Núncio (FENAREG), sessão que foi moderada pelo Eng. Eduardo Oliveira e Sousa (CAP).

Inscrições gratuitas, mas obrigatórias.

Inscreva-se através do Balcão Único / SIGOE

Data limite de inscrição: 10 de maio.

Programa

12 de Maio 2021

14h30
Abertura e Boas Vindas

Eng. José Aguiar (Coordenador CRC de Engenharia Agronómica). Moderador
14h40
Eficiência Alimentar em ruminantes

Eng. Jerónimo Pinto (Eurocereal)
15h00
Energia fotovoltaica: Afogando os custos energéticos da rega

Eng. Rui Veríssimo Batista (CONQUEIROS INVEST)
15h20
Energia: O caminho para a Sustentabilidade

Domingos Santos (FNOP/FRUTOESTE)
16h00
Debate

16h30
Encerramento

Eng. José Aguiar (Coordenador CRC de Engenharia Agronómica). Moderador

Comente este artigo
Anterior Estudo sobre Parque das Serras do Porto vai ajudar na gestão do território
Próximo Prioridade da cerca sanitária em Odemira «é a saúde pública e a resposta à pandemia»

Artigos relacionados

Últimas

Plataforma Alentejo avança para Convenção sobre geografia das acessibilidades e as infra-estruturas

O secretariado da Plataforma Alentejo reuniu para fazer o ponto da situação e ultimar algumas questões em relação à preparação da Convenção do Alentejo que irá […]

Últimas

Concurso Vinhos de Portugal. Douro e Alentejo são as regiões vencedoras

A qualidade e diversidade dos vinhos portugueses voltou a ser reconhecida em mais uma edição do Concurso Vinhos de Portugal. Após a avaliação de 1.382 vinhos por especialistas nacionais e internacionais, […]

Últimas

Seminário EIP-AGRI ‘Solos saudáveis para a Europa: gestão sustentável através do conhecimento e da prática’ – 13 e 14 de abril

O Seminário EIP-AGRI ‘Solos saudáveis para a Europa: gestão sustentável através do conhecimento e da prática’ terá lugar online de 13 a 14 de abril de 2021. O concurso para participantes está aberto até 14 de fevereiro de 2021. […]