WAPA cancela Prognosfruit 2020

WAPA cancela Prognosfruit 2020

Devido às medidas motivadas pela pandemia da covid-19, a Associação Mundial de Maçã e Pêra (WAPA) anunciou hoje, 24 de Abril, o cancelamento da edição de 2020 da Prognosfruit, que iria ter lugar em Belgrado, na Sérvia, de 5 a 7 de Agosto. O evento decorre anualmente desde 1976 e esta foi a primeira vez que foi cancelado.

A WAPA afirma que a pandemia não permite que a Prognosfruit se possa realizar em «condições normais», porque não existe indicação de quando irão acabar as limitações de circulação no interior da União Europeia (UE) e as limitações nas fronteiras da UE e porque, na altura do certame, ainda podem estar em vigor algumas regras de quarentena ou outras restrições a nível de transportes e de distanciamento social.

A Prognosfruit é composta pela conferência – onde pessoas de diferentes países se juntam para debater e analisar temas relativos à fileira da maçã e da pêra, abrangendo tendências de mercado, comércio internacional e pesquisa e inovação – e por visitas técnicas. Nas últimas duas décadas, o evento tem sido promovido pela WAPA (entidade criada em 2001), contando com o apoio na organização de entidades do país anfitrião, que vai mudando a cada ano.

A WAPA diz que já foi acordado com a entidade organizadora local da edição de 2020, a Serbia does apple, que a edição de 2021 terá lugar na Sérvia. Durante a Prognosfruit, são habitualmente divulgadas as previsões de produção de maçã e de pêra para a campanha em curso e a WAPA explica que as previsões para 2020 serão divulgadas no início de Agosto, como habitual, remetendo para Julho a indicação de pormenores sobre essa divulgação.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Comente este artigo
Anterior AJAM pede medidas para ajudar a agricultura nos Açores
Próximo Novas medidas da CE - Ministra da Agricultura: "não responde em pleno a alguns dos setores que registam mais dificuldades"

Artigos relacionados

Nacional

Laboratório para a inovação digital na agricultura vai nascer em Torres Vedras

A Associação SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura foi constituída legalmente com a assinatura da escritura, que teve lugar no auditório do edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras. […]

Últimas

Ministra da Agricultura pede às autarquias para reabrirem mercados municipais

O Ministério da Agricultura enviou, na passada semana, uma carta a todas as comunidades inter-municipais e Associação Nacional de Municípios […]

Eventos

ADIADO – III Colóquio Nacional de Plantas Aromáticas e Medicinais – 28 a 30 de setembro 2021 – Castelo Branco

Técnicos, investigadores, estudantes, produtores e industriais e demais agentes da fileira vão analisar a evolução do setor das PAM (produção, […]