O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2024, iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), procura candidatos que pretendam ocupar os tempos livres com atividades ligadas à floresta e à natureza durante o verão. Ajudar na vigilância da floresta, trabalhar com animais em centros de recuperação de fauna selvagem ou sensibilizar populações através de atividades de limpeza de zonas naturais e linhas de água são algumas das 78 ações de voluntariado requeridas por diversas Câmaras Municipais e Associações Juvenis e Artísticas, bem como Organizações Não Governamentais Ambientais que apoiam a florestação, a regeneração da natureza e a promoção da biodiversidade.
Este programa de iniciativas é, por norma, aberto a jovens dos 14 aos 30 anos, ainda que haja algumas atividades que determinem um intervalo etário mais específico, especialmente nos casos em que as ações de voluntariado só possam ser desempenhadas por maiores de 18 anos. As regras determinam que as inscrições devem ser realizadas até cinco dias antes da data de início da atividade, mas, se houver vagas em aberto, em alguns casos o prazo pode estender-se.
Para conhecer todas as iniciativas que procuram voluntários em 2024, entre na área dos Programas da Juventude do site do IPDJ. Antes de se inscrever na atividade pretendida, faça o registo na plataforma do IPDJ.
Os programas têm a duração mínima de 15 dias, podem incluir fins de semana e feriados, e o trabalho voluntário decorrerá ao longo de cinco horas por dia. As primeiras iniciativas já arrancaram no final de abril, sendo que as últimas têm fim previsto para meados de novembro.
O artigo foi publicado originalmente em Produtores Florestais.