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– 08-12-2006 |
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Vinhos: ViniPortugal refor�a investimento na promo��o nos EUA e Reino UnidoA ViniPortugal anunciou ontem em Santar�m o refor�o de investimento na promo��o dos vinhos nacionais nos Estados Unidos e Reino Unido, procurando aumentar em 50 e 16 por cento a quota de mercado nos respectivos países. Durante uma confer�ncia sobre o sector do vinho, o presidente da ViniPortugal, Vasco D’Avillez, explicou que aquele organismo vai investir uma verba de 4,6 milhões de euros na promo��o no exterior, a que se soma o investimento do ICEP de 3,5 milhões. Nos Estados Unidos, os vinhos portugueses possuem dois por cento de quota de mercado e a ViniPortugal quer aumentar esse valor em um ponto percentual enquanto que em Inglaterra, o objectivo � passar de tr�s para 3,5 pontos. "Na ViniPortugal, sozinha, nunca tivemos um or�amento t�o grande" para promo��o da produ��o nacional, afirmou o dirigente daquela estrutura. além dos Estados Unidos e Reino Unidos, a ViniPortugal vai manter a aposta Também em mercados como a Alemanha, os países n�rdicos, o Brasil ou o Canad�. A promo��o inclui campanhas publicit�rias, provas, participa��o em feiras, produ��o de conte�dos e ac��es de rela��es públicos junto de l�deres de opini�o e jornalistas daqueles países. Uma das novidades para os próximos dois anos � a aten��o aos mercados asi�ticos (Macau, Hong Kong, Xangai e �ndia), aproveitando o aumento de qualidade dos vinhos produzidos em Portugal. "H� uma revolu��o a acontecer no nosso país na qualidade" da produ��o e na sua capacidade de adapta��o aos mercados internacionais, considerou o presidente da ViniPortugal, que vai investir no próximo anos 800 mil euros na promo��o junto dos consumidores nacionais. "Portugal bebe 66 por cento do vinho" produzido o nosso país, salientou Vasco D’Avillez, que defende Também o aumento das vendas de vinho a copo, contrariando a tradi��o actual nos restaurantes. "� uma das linhas onde todos temos que apostar: não se deixem levar pela hist�ria que o vinho a copo � proibido", afirmou Vasco D’Avillez, dirigindo-se � centena de presentes. Depois, falando aos jornalistas, o dirigente da ViniPortugal considerou que o sector da restaura��o deve fomentar a venda deste tipo, com copos aferidos e vinho de qualidade. "Beber vinho a copo não � pedir um copo de tr�s na taberna", disse Vasco D’Avillez, que defendeu ainda a criação do Dia Nacional do Vinho, no primeiro domingo de Julho. Esse pedido formal j� foi feito � tutela e Vasco D’Avillez espera que o Conselho de Ministros aprove essa medida. Por seu turno, Abel Cubal de Almeida, do ICEP, revelou que as exporta��es de vinho no primeiro semestre do ano atingiram os 233 milhões de euros, superando em 5,5 por cento o valor obtido em igual período de 2005. "Estamos a exportar vinhos de melhor qualidade" pelo que as exporta��es beneficiam não apenas do aumento de litros vendidos mas Também do pre�o de venda, explicou Abel Cubal de Almeida, que garantiu ainda a total disponibilidade da rede do ICEP em 40 países para servir os empres�rios do sector.
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