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– 26-05-2006 |
[ Agroportal ] [ Nacional ] |
Vinhos: D�o Sul quer exporta��es nos 50% de vendas em 2007 e 70% em 2010Lisboa, 25 Mai Em declarações � agência Lusa, Casimiro Gomes referiu que, actualmente, as vendas de vinho a países terceiros superam 40 por cento do total do volume de neg�cios. A meta final � chegar aos 70 por cento da factura��o, por volta de 2010, mas sem esquecer ou perder peso no mercado nacional, faz questáo de frisar o respons�vel. A D�o Sul passou a ser accionista maiorit�ria da Casa de Santar, uma forma de crescer "para ganhar dimensão", criando condi��es para aumentar as exporta��es. Sem avan�ar o valor da opera��o, Casimiro Gomes referiu que se tratou de "um investimento para ter outras perspectivas de crescimento, criando economias de escala". � que "o mercado não suporta aumentos de pre�o [dos vinhos], logo, � preciso racionalizar custos e criar economias de escala", refor�ou o presidente da D�o Sul. A empresa, que pretende passar a liderar a regi�o do D�o a partir de 2007, com a parceria com a Casa de Santar, exporta para 37 países. O primeiro mercado externo são os EUA, com 16 a 17 por cento do total das exporta��es, seguido do Brasil (cerca de 10 por cento), a que se juntam Noruega, Estados membros da União Europeia, e alguns países do Oriente. Actualmente, os crescimentos mais acentuados nas exporta��es registam-se na Am�rica, refere Casimiro Gomes. Ali�s, a aposta naquela regi�o do mundo � forte e a D�o Sul j� produz cerca de dois milhões de garrafas de vinho no Brasil, onde está em parceria com um distribuidor local. Casimiro Gomes não avan�a o valor da factura��o obtida em 2005, mas refere que cresceu 25 por cento face a 2004. No ano passado, foram apresentados os vinhos de 2003, quando a D�o Sul "seguiu uma l�gica de vinhos de topo de gama", disse.
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