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– 03-12-2004 |
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Vinho Verde : Comissão investe 200 mil euros na promoção até 2006Paris, 02 Dez "Há uma oportunidade de crescimento das vendas", afirmou à Agência Lusa Carla Cunha, responsável pelo marketing desta instituição, que reúne cerca de 500 produtores. Actualmente, França lidera o mercado de exportação, recebendo pouco mais de 1.600 mil litros anualmente, na quase totalidade absorvidos pela comunidade portuguesa residente neste país. No total, a exportação representa entre 15 e 20 por cento da produção do vinho verde, que na campanha 2003/2004 rondou os 81 milhões de litros. "Queremos alargar este mercado, procurando novos canais de distribuição, mas a comunidade será o motor do consumo", disse à Agência Lusa esta responsável, durante uma prova de vinhos num hotel em Paris, organizada em parceria com o ICEP. O estrangeiro é uma alternativa para evitar o "canibalismo" entre os produtores no mercado português e tentar desenvolver mercados ainda pouco explorados, afirma Carla Cunha. Por outro lado, ao nível do vinho verde, nota-se uma melhoria da qualidade e da quantidade de gamas que o torna mais comercial, refere António Cerdeira, enólogo e técnico da CVRVV. "O vinho verde é a segunda marca mais conhecida de Portugal, depois do Vinho do Porto", salientou Cerdeira, que trabalha na afirmação desta denominação de origem enquanto um produto único no mundo. As acções de promoção, financiadas por fundos europeus e nacionais da CVRVV, incluem participações em feiras e degustações, dirigidas a escanções, jornalistas especializados, importadores, grossistas e retalhistas e profissionais da restauração. Além de França, estão previstas apresentações na Alemanha, Reino Unido, Espanha, Portugal, Suíça, Canadá, EUA e Brasil, países onde o vinho verde já está presente no mercado. O Vinho Verde, cuja Região foi demarcada em 1908, é produzido no Minho e deve as suas propriedades únicas às características do solo, clima e castas de vinha tradicionais usadas.
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