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– 20-07-2005 |
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Vinho do Porto defende nome no mercado americanoO IVDP, em parceria com as entidades representativas do Champagne (CIVC) e Xerez (FEDJEREZ), está a desenvolver um programa para a divulga��o das denomina��es de origem nos EUA, com o objectivo de sensibilizar os consumidores e profissionais americanos para a import�ncia da origem na qualidade dos produtos. As tr�s entidades v�o investir dois milhões e seiscentos mil euros num projecto de comunica��o com a dura��o de 3 anos que pretende mostrar ao público americano que a origem do Produto � fundamental na sua qualidade e no seu valor. Os nomes das Denomina��es de origem de prestágio são, para os vinhos europeus, uma vantagem comercial essencial para desenvolver a notoriedade dos produtos junto dos consumidores, adicionando valor econ�mico. Este benef�cio não tem medidas efectivas de medição, dado que a utiliza��o das indica��es geogr�ficas reflecte uma liga��o exclusiva � regi�o produtora. Deste modo, a defesa das denomina��es de origem torna-se essencial. Ora, como � sabido, os EUA usam os termos �Port�, �Champagne� e �Sherry� para designar produtos feitos dentro do territ�rio americano, fazendo com que estes sejam, legalmente naquele mercado, produtos concorrentes dos europeus, mas que podem levar ao engano do consumidor. Com o apoio da Comissão Europeia, estas tr�s entidades v�o investir 2.600.000 (dois milhões e seiscentos mil euros) num projecto de comunica��o com a dura��o de 3 anos que pretende mostrar ao público americano que a origem do Produto � fundamental na sua qualidade e no seu valor. Na estratégia está a criação do Center for Wine Origins, que se encarregar� de sensibilizar o público por interm�dio de semin�rios e provas, promo��o em pontos de venda, publicidade em revistas e um site informativo na Internet, www.wineorigins.com funcional ap�s Setembro. Estas ac��es decorrer�o nas principais cidades consumidoras de vinho dos EUA, como Nova Iorque, são Francisco, Los Angeles, Chicago, Miami, Boston, Washington DC, Baltimore, Long Island e Aspen. Espera-se Também aliar esta estratégia ao crescente interesse que as regi�es vitivin�colas americanas t�m em ver defendida a origem dos seus produtos
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