Terras de Cavaleiros Geoparque Mundial da UNESCO comemora a Semana da Floresta Autóctone

Terras de Cavaleiros Geoparque Mundial da UNESCO comemora a Semana da Floresta Autóctone

O Dia da Floresta Autóctone assinala-se no dia 23 de Novembro e visa a promoção e disseminação de saberes relacionados com a conservação das florestas naturais. À semelhança dos anos anteriores, a Associação Geoparque Terras de Cavaleiros em parceria com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e o Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, dinamizam mais uma Semana da Floresta Autóctone, que decorrerá até ao próximo dia 22 de Novembro.

Este ano serão realizados, com os alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, workshops denominados “Semear hoje para plantar amanhã”. Estes workshops consistem na apresentação das diversas espécies de árvores autóctones existentes no território deste Geoparque Mundial da UNESCO, na plantação de bolotas em cuvetes e na elaboração de bolas de sementes, constituídas por bolotas, terra e argila, para posteriormente serem lançadas à terra.

Serão, ainda, parte integrante desta iniciativa, os alunos da Universidade Sénior de Macedo de Cavaleiros e os Centos de Dia, com os quais será realizada a plantação de sobreiros. Os principais objectivos destas actividades são informar e sensibilizar “miúdos e graúdos” para o património florestal do território, incentivando à prática de atitudes mais sustentáveis e uma maior consciencialização para a preservação e conservação da floresta autóctone.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior Workshop Agroecologia e Gestão de Ecossistemas - 21 de novembro - Beja
Próximo Festival C’Azedu – Portuguese Sour & Grape Beer redescobre estilos de cerveja milenares à moda portuguesa

Artigos relacionados

Últimas

Portugueses criam snacks de queijo desidratado

Chama-se Truly’s – Food (R)evolution e é um snack de queijo desidratado 100% natural, sem conservantes e sem glúten. A marca nacional está […]

Blogs

“Shaping EU agriculture, rural areas and wealth for the next decades”

PRESS RELEASE
GLOBAL FOOD FORUM DEFINES ACTIONS TO BE TAKEN FOR A TRULY EFFICIENT CAP REFORM WITHIN THE GREEN DEAL
“Shaping EU agriculture, […]

Nacional

Governo altera regime do PNRegadios para garantir “clareza” e “segurança”

[Fonte: Notícias ao minuto]
O Governo procedeu hoje à alteração do regime de apoio no âmbito do Programa Nacional de Regadios (PNRegadios), […]