“Temos de viver com a água que temos” enquanto não é reforçada a ligação da Vigia ao Alqueva, diz Ministro da Agricultura (c/som)

“Temos de viver com a água que temos” enquanto não é reforçada a ligação da Vigia ao Alqueva, diz Ministro da Agricultura (c/som)

[Fonte: Rádio Campanário] O baixo nível de armazenamento da Barragem da Vigia (Redondo) impediu este ano a realização de várias culturas e obrigou os beneficiários ao racionamento da água disponível, para 1/5 da necessária por hectare.

Em declarações a esta estação emissora, Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural aponta que já existe uma ligação da Barragem da Vigia à Barragem do Alqueva, que será reforçada nos próximos anos.

“Está previsto o reforço da ligação de Alqueva à Vigia. Entretanto, temos de viver com a água que temos”
Luís Capoulas Santos

Ressalvando que “simplesmente são dotações que não são muito grandes”, declara que se a mesma não existisse, “teríamos de viver toda a vida com a água que a barragem consegue recolher”.

O reforço da ligação da Vigia ao Alqueva está previsto no Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz, num investimento de 30 milhões de euros, sendo que o concurso será lançado nas próximas semanas e estará concluído “daqui a 2 anos”, como noticiado pela RC.

Para além de ligar o Alqueva à Vigia, o bloco “irradiará a rede secundária para aos cerca de 10 mil hectares a regar nos concelhos de Reguengos, Portel e Redondo”.

Comente este artigo
Anterior Alemanha encomenda três milhões de euros de canábis à Tilray Portugal
Próximo Boletim Mensal da Agricultura e Pescas - Agosto de 2019

Artigos relacionados

Ofertas

Oferta de emprego – Engenheiro Agro Alimentar (M/F) – Óbidos

O MAPO Mercado Agrícola Português Online procura Engenheiro/a Agro Alimentar para empresa do sector frutícola sediada no concelho de Óbidos.

Últimas

Infografia: Índice de Preços na Agricultura

[Fonte: Vida Rural]
O Índice de Preços dos produtos agrícolas no produtor em dezembro de 2018 revela uma boa performance da batata, que tem uma variação positiva de 98,7%, um valor de crescimento muito acima da segunda categoria, os hortícolas frescos, […]

Últimas

Segunda fase do Programa Nacional de Regadios tem mais 60 milhões para apoios

[Fonte: Agricultura e Mar]
O Programa Nacional de Regadios (PNRegadios) tem aberto mais um novo concurso para apresentação de candidaturas. São mais 60 milhões de euros, destinados a financiar projectos situados no Algarve e Sudoeste Alentejano, Litoral Norte e Centro e Interior Norte e Centro, […]