“Temos de viver com a água que temos” enquanto não é reforçada a ligação da Vigia ao Alqueva, diz Ministro da Agricultura (c/som)

“Temos de viver com a água que temos” enquanto não é reforçada a ligação da Vigia ao Alqueva, diz Ministro da Agricultura (c/som)

[Fonte: Rádio Campanário] O baixo nível de armazenamento da Barragem da Vigia (Redondo) impediu este ano a realização de várias culturas e obrigou os beneficiários ao racionamento da água disponível, para 1/5 da necessária por hectare.

Em declarações a esta estação emissora, Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural aponta que já existe uma ligação da Barragem da Vigia à Barragem do Alqueva, que será reforçada nos próximos anos.

“Está previsto o reforço da ligação de Alqueva à Vigia. Entretanto, temos de viver com a água que temos”
Luís Capoulas Santos

Ressalvando que “simplesmente são dotações que não são muito grandes”, declara que se a mesma não existisse, “teríamos de viver toda a vida com a água que a barragem consegue recolher”.

O reforço da ligação da Vigia ao Alqueva está previsto no Bloco de Rega de Reguengos de Monsaraz, num investimento de 30 milhões de euros, sendo que o concurso será lançado nas próximas semanas e estará concluído “daqui a 2 anos”, como noticiado pela RC.

Para além de ligar o Alqueva à Vigia, o bloco “irradiará a rede secundária para aos cerca de 10 mil hectares a regar nos concelhos de Reguengos, Portel e Redondo”.

Comente este artigo
Anterior Alemanha encomenda três milhões de euros de canábis à Tilray Portugal
Próximo Boletim Mensal da Agricultura e Pescas - Agosto de 2019

Artigos relacionados

Sugeridas

Candidaturas de agricultores a ajudas do IFAP com novas regras

[Fonte: Diário de Notícias]
O pagamento dos pedidos de ajuda do IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas aos agricultores e pescadores foi regulamentado, […]

Sugeridas

Seis pilares do novo Acordo Verde, o “momento homem na Lua da Europa”

Pacto apresentado pela presidente da Comissão Europeia propõe novas metas de redução de emissões rumo à neutralidade carbónica, fundos para ajudar as empresas na fase de transição e novos impostos aos setores marítimo e da aviação. […]

Nacional

Equinos, bovinos, ovinos e suínos: Medicamento veterinário Pasmovet tem novo intervalo de segurança

A DGAV — Direcção Geral de Alimentação e Veterinária informa que foi aprovada a alteração do intervalo de segurança do medicamento veterinário Pasmovet 20mg/ml solução injectável para equinos, […]