[Fonte: DN notícias] Humberto Vasconcelos aposta no apoio técnico de proximidade para uma melhor garantia de qualidade.
De modo a dar continuidade à intenção da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas de, através da Direcção Regional, apoiar a redinamização da agricultura praticada no Porto Santo, deslocam-se amanhã à Ilha Dourada três técnicos da secretaria para apoio directo a agricultores locais, informou a referida secretaria em comunicado.
Acrescentou ainda na mesma nota que nesta deslocação, “os peritos irão debruçar-se sobre a viabilidade de novos projectos a serem implementados pelos agricultores locais, nesta visita onde está incluído uma ida ao campo Experimental do Farrobo”.
Humberto Vasconcelos lembrou que este ano já se fizeram deslocar ao Porto Santo vários técnicos “numa clara aposta de apoio de proximidade”.
“Há exemplos claros da superior qualidade da produção quando os agricultores são devidamente acompanhados. O Porto Santo, pelas suas características, deve ter um acompanhamento de proximidade cujo resultado final é uma melhoria na qualidade do produto final”, disse o secretário regional de Agricultura e Pescas apontando como exemplo o vinho recentemente apresentado que teve o apoio técnico do IVBAM.
“Temos grandes desafios para o Porto Santo, especialmente para a agricultura biológica e isso só será possível se houver de facto um investimento no apoio de proximidade”, sublinhou o governante.
A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas neste procedimento está em total consonância com a Direcção Regional para a Administração Pública do Porto Santo no sentido de identificar e resolver possíveis situações que digam respeito não só a agricultura local, mas também à pecuária e pescas.