Depois de dois anos de investigação e desenvolvimento, a Tesselo disponibiliza hoje soluções de mapeamento de imagens de satélite baseadas em inteligência artificial (IA) para diversos sectores, como o florestal, agrícola, elétrico e de infraestruturas.
O objetivo da startup fundada em 2017 é utilizar a inteligência geoespacial para preservar o planeta e lutar contra as alterações climáticas.
Através da produção de dezenas ou centenas de fotografias de satélite, a Tesselo utiliza a IA para analisar e monitorizar alterações ao longo do tempo, sinalizando padrões e áreas de risco.
Em Portugal, onde a empresa de engenharia ambiental tem a sua sede, a principal aplicação está na prevenção de incêndios florestais – uma vez que é um dos países europeus com índice mais elevado de risco de incêndio florestal. A tecnologia utilizada permite estimar o risco e o impacto dos fogos florestais, monitorizando áreas de limpeza em torno de infraestruturas e postos de alta tensão, com o intuito de mapear o risco e assegurar o cumprimento dos regulamentos ambientais.
“Fenómenos dinâmicos são expostos em tempo quase real, desde a vegetação que cresce muito perto de linhas de alta tensão, até ao impacto de um incêndio florestal no habitat local”, explica a empresa em comunicado.
Com três bolsas da Agência Agência Espacial Europeia em parceria em conjunto com o Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, a empresa recorre a imagens do Programa Europeu Copernicus, lançado em 2016, e analisa as alterações ambientais ao longo de décadas a partir de arquivos de 40 anos da NASA.
“As novas capacidades de observação da terra e os últimos avanços em IA permitem-nos construir modelos ambientais a uma escala, nível de precisão e velocidade nunca antes visto”, declara em comunicado o presidente executivo, o francês Rémi Charpentier, especialista em tecnologia que passou por empresas como a IBM, NTT, Altai e Zendag.ai. “É estratégico a Tesselo estar sediada em Portugal, um dos centros tecnológicos que mais rápido cresce na Europa e um país onde a nossa tecnologia tem um impacto imediato.”