A Sogrape alcançou um marco significativo ao ser distinguida com a Certificação de Sustentabilidade concedida pela ViniPortugal. Este reconhecimento notável destaca o empenho contínuo da empresa em promover práticas responsáveis, representando uma etapa importante no âmbito do seu Programa Global de Sustentabilidade, Seed the Future.
O Referencial Nacional de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola, criado pelo Instituto da Vinha e do Vinho e pela ViniPortugal, pretende ser um compromisso dos produtores nacionais face à produção sustentável e uma garantia da credibilidade e confiabilidade dos vinhos portugueses nos mercados internacionais.
Caracterizada pela sua abrangência nacional, inclusividade, simplicidade e credibilidade, a Certificação de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola é um processo transparente e independente, que se baseia em auditorias realizadas por organismos de certificação acreditados. Nas auditorias é avaliada a gestão sustentável da organização, a quem é concedido o direito de utilizar um selo, demonstrando assim o compromisso dos produtores nacionais em relação à produção sustentável de vinhos de qualidade.
O referencial aborda todos os temas da sustentabilidade, distribuídos por 86 indicadores distintos em termos ambientais, sociais e económicos, tendo estado todas as áreas e mais de 30 instalações da Sogrape envolvidas numa rigorosa auditoria realizada pela empresa Certis.
De destacar as iniciativas de produção de energia fotovoltaica, gestão eficiente de recursos hídricos e conservação da biodiversidade, bem como a promoção de um consumo moderado e responsável de vinho e o apoio às comunidades locais. Para este resultado, foram igualmente importantes os investimentos da Sogrape em Investigação & Desenvolvimento e a colaboração continuada com instituições científicas de relevo.
“A sustentabilidade faz parte do nosso ADN e da nossa história e desde sempre que estamos empenhados em conduzir a nossa atividade de forma responsável, pensando no futuro e gerindo o nosso negócio com uma visão de longo prazo”, refere Mafalda Guedes, da quarta geração da família fundadora e Diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Sogrape.
A responsável acrescenta ainda que “esta distinção é o reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido na área da Sustentabilidade e no âmbito do programa Seed the Future, e dá-nos ainda mais motivação para continuarmos empenhados em sustentar o nosso planeta para as gerações vindouras e em garantir que o vinho e a sua cultura possam ser preservados para aqueles que nos sucedem.”
Sobre a Sogrape
Fundada em 1942 por Fernando Van Zeller Guedes, a Sogrape nasceu para mostrar ao mundo a qualidade dos vinhos portugueses. De uma adega na região do Douro focada na produção de Mateus Rosé, esta empresa familiar tornou-se global, com presença em mais de 120 mercados, detendo hoje mais de 1.600 hectares de vinha distribuídos por Portugal, Espanha, Chile, Argentina e Nova Zelândia. Movidos pelo propósito de trazer Amizade e Felicidade a todos aqueles com quem se relaciona através dos seus grandes vinhos, o espírito familiar e a cultura de equipa de alto desempenho que se vive na Sogrape são chave no caminho de sucesso que há mais de 80 anos tem vindo a construir. Sob a liderança de Fernando da Cunha Guedes, atual Presidente e representante da 3ª geração da família fundadora, a empresa líder em Portugal quer espalhar Sograpiness pelo mundo e afirmar-se como catalisadora de uma mudança social positiva, respeitando os limites do planeta na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.