Setor da agricultura representa 1,3% do PIB da União Europeia em 2020 – Eurostat

Setor da agricultura representa 1,3% do PIB da União Europeia em 2020 – Eurostat

O setor agrícola contribuiu com 171,9 mil milhões de euros (1,3%) para o Produto Interno Bruto (PIB) global da União Europeia (UE) em 2020, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Segundo o gabinete estatístico europeu, o peso do setor agrícola na economia da UE foi, em 2020, ligeiramente inferior ao PIB da Grécia, a 16.ª maior economia entre os Estados-membros.

Por outro lado, o valor acrescentado bruto da indústria agrícola da UE – que é a diferença entre o valor de tudo o que o setor agrícola primário da UE produziu e os custos dos serviços e bens utilizados no processo de produção – foi estimado em 177,0 mil milhões de euros em 2020.

Este montante indica que por cada euro gasto no custo dos bens e serviços utilizados no processo de produção, o setor agrícola da UE criou um valor acrescentado de 0,75 euros.

O Eurostat estima ainda que o valor total da produção agrícola em 2020 é de 411,8 mil milhões de euros, dos quais cerca de metade (52,8%, 217,5 mil milhões de euros) foram provenientes de culturas (incluindo 14,0% de vegetais e plantas hortícolas e 11,2% de cereais) e pouco menos de dois quintos (38,6%,158,8 mil milhões de euros) de animais e produtos animais (incluindo 13,1% de leite e 9,6% de suínos).

Os serviços agrícolas (20,2 mil milhões de euros) e as atividades não agrícolas inseparáveis (15,3 mil milhões de euros) contribuíram com o restante (8,6 %).

Mais de metade (58,6%) do valor total da produção do setor agrícola da UE provém de quatro Estados-membros: França (75,4 mil milhões de euros), Alemanha (56,8 mil milhões de euros), Itália (56,3 mil milhões de euros) e Espanha (52,9 mil milhões de euros).

Juntando aos ‘grandes quatro’ a Holanda (28,2 mil milhões), a Polónia (27,2 mil milhões) e a Roménia (16,8 mil milhões), completa-se o grupo dos sete Estados-membros que representam três quartos (76,2%) do valor total da indústria agrícola da UE em 2020.

Portugal contribuiu com mais de 7,6 mil milhões de euros.

Infographic on the key data on the performance of the agricultural sector in the EU, 2020 data

Performance of agricultural sector

Comente este artigo
Anterior Mau tempo: Agricultores reclamam apoios após destruição de culturas no Fundão
Próximo Falta um mês para cumprir limpezas

Artigos relacionados

Últimas

Taxa sobre celuloses: só um esquecimento? – Ricardo Vicente

O atual OE não tem uma única medida de contenção da eucaliptização desenfreada do país, aumentando riscos em situação de incêndio. […]

Nacional

Incêndios: fogo que começou em Tomar entrou em Abrantes e Constância

O incêndio que começou por volta das 16:00, em Tomar, está a arder junto a algumas aldeias dos concelhos de Abrantes e Constância, […]

Notícias florestas

Sustainable forestry organisations should lift ban on GM trees, scientists say

[Fonte: European Scientist] A group of leading forest biotechnology scientists from around the world call for the reassessment of all sustainable forestry certification systems and suggest that current policies should be modified to promote forest resilience and sustainability. […]