Mau tempo: Agricultores reclamam apoios após destruição de culturas no Fundão

Mau tempo: Agricultores reclamam apoios após destruição de culturas no Fundão

A Associação Distrital de Agricultores de Castelo Branco (ADACB) reclamou hoje apoios para os produtores que viram as culturas gravemente afetadas após uma violenta queda de chuva e granizo, na sexta-feira, na zona sul do concelho do Fundão.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, esta associação com sede no Fundão lembra que a queda de chuva e granizo afetou “brutalmente as culturas agrícolas do concelho”, em particular nas localidades de Póvoa de Atalaia, Atalaia do Campo, Castelo Novo e Soalheira.

Sublinhando que está em causa uma “importante zona de pomares de cereja, pêssego e vinha”, e que a intempérie provocou graves prejuízos, a ADACB “reclama medidas concretas de apoio para a minimização de prejuízos”.

Além disso, manifesta solidariedade e coloca-se ao dispor das autoridades competentes para que este apoio seja efetivado.

Frisando que, devido às alterações climáticas, os fenómenos meteorológicos extremos são cada vez mais frequentes, a ADACB reitera a exigência de um seguro público adequado à realidade agrícola.

Na sequência deste incidente, a Câmara do Fundão também já informou que está a realizar um relatório de toda a situação para apresentar ao Governo, de modo a que possam ser acionadas linhas que ajudem agricultores e proprietários.

Comente este artigo
Anterior Rui Garrido: "Vamos ter em formato digital uma Ovibeja que recria o ambiente da nossa feira de sempre"
Próximo Setor da agricultura representa 1,3% do PIB da União Europeia em 2020 - Eurostat

Artigos relacionados

Nacional

Produtores portugueses já podem exportar bovinos para o Qatar

O Gabinete da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, informa que os produtores portugueses já podem exportar bovinos para o Qatar, […]

Últimas

Webinar: Práticas para o uso eficiente da água de rega no olival – 17 de junho

A adoção de boas práticas na rega do olival é fundamental para a sustentabilidade do regadio nesta cultura. Neste seminário serão apresentados e discutidos os principais fatores críticos […]

Nacional

Incêndios: Risco máximo e muito elevado no interior Norte e Centro

Treze concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Santarém e Castelo Branco estão hoje em risco máximo de incêndio, num dia em que […]