Seia promove ação de reflorestação na Mata do Desterro

Seia promove ação de reflorestação na Mata do Desterro

[Fonte: Gazeta Rural]

O Município de Seia, através do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e do Serviço Municipal de Proteção Civil, a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e o Movimento de Cidadãos Por uma Estrela Viva vão promover, este sábado (dia 9 de março), uma ação de reflorestação na Mata do Desterro.

A ação traduzir-se-á na plantação de cerca de 500 carvalhos alvarinho e negral, espécies endógenas da região, incidindo numa área particularmente afetada pelos incêndios, na Mata do Desterro (Senhora do Desterro), onde se realizaram os trabalhos de estabilização dos solos, no inverno de 2017/2018.

Na altura, a iniciativa permitiu a minimização da erosão dos solos, que em muito contribuíram para a proteção da bacia de drenagem onde é recolhida a água para abastecimento público, criando por sua vez condições para a recuperação dos espaços florestais, como está subjacente nesta ação.

À semelhança de outras iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas neste âmbito, a reflorestação está aberta à participação de todos os que pretendam colaborar, numa ação de voluntariado, encontrando-se limitada a um máximo de 35 pessoas.

A organização aconselha o uso de botas, agasalho, impermeável, luvas de trabalho, bem como um pequeno lanche e água. A participação na reflorestação inclui seguro, sendo o transporte da responsabilidade dos participantes. O ponto de encontro será junto ao Coreto, na Senhora do Desterro.

Comente este artigo

O artigo Seia promove ação de reflorestação na Mata do Desterro foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior GS1 Portugal – Codipor debate boas práticas colaborativas
Próximo MAFDR e Governo lançam confusão para Floresta no minifúndio enquanto “poupam” grandes interesses económicos

Artigos relacionados

Últimas

Azeites CAMB reconhecidos com novos prémios nacionais e internacionais

[Fonte: Gazeta Rural]

2019 tem sido um ano de especial importância para a CAMB que, só no último mês, já recebeu diversos prémios em locais tão variados quanto Portugal, China e Nova Iorque. E agora juntam-se mais dois reconhecimentos que validam a qualidade dos produtos CAMB tanto fora como dentro de Portugal:
No Concurso Nacional de Azeites de Portugal, […]

Nacional

Falta de investimento preocupa agricultores

[Fonte: Correio Alentejano]
O presidente da ACOS – Agricultores do Sul está preocupado com as diferentes limitações que estão a ser colocadas ao investimento no sector e com os atrasos registados na análise de candidaturas para financiamento de projectos apresentados pelas explorações agrícolas. […]

Sugeridas

Estação suinícola do Lis falha prazos para fundos comunitários

O Governo anulou o contrato de financiamento do projeto de construção da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES), depois de não ter sido adjudicado dentro do prazo, garantindo assim os fundos comunitários para outro projeto.

“Perante o risco de perda de apoios comunitários pelo Estado português, […]