Seia promove ação de reflorestação na Mata do Desterro

Seia promove ação de reflorestação na Mata do Desterro

O Município de Seia, através do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e do Serviço Municipal de Proteção Civil, a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e o Movimento de Cidadãos Por uma Estrela Viva vão promover, este sábado (dia 9 de março), uma ação de reflorestação na Mata do Desterro.

A ação traduzir-se-á na plantação de cerca de 500 carvalhos alvarinho e negral, espécies endógenas da região, incidindo numa área particularmente afetada pelos incêndios, na Mata do Desterro (Senhora do Desterro), onde se realizaram os trabalhos de estabilização dos solos, no inverno de 2017/2018.

Na altura, a iniciativa permitiu a minimização da erosão dos solos, que em muito contribuíram para a proteção da bacia de drenagem onde é recolhida a água para abastecimento público, criando por sua vez condições para a recuperação dos espaços florestais, como está subjacente nesta ação.

À semelhança de outras iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas neste âmbito, a reflorestação está aberta à participação de todos os que pretendam colaborar, numa ação de voluntariado, encontrando-se limitada a um máximo de 35 pessoas.

A organização aconselha o uso de botas, agasalho, impermeável, luvas de trabalho, bem como um pequeno lanche e água. A participação na reflorestação inclui seguro, sendo o transporte da responsabilidade dos participantes. O ponto de encontro será junto ao Coreto, na Senhora do Desterro.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.

Anterior GS1 Portugal – Codipor debate boas práticas colaborativas
Próximo MAFDR e Governo lançam confusão para Floresta no minifúndio enquanto “poupam” grandes interesses económicos

Artigos relacionados

Dossiers

Galicia prepara con la Universidad de Santiago su Plan Estratégico de la PAC para defender sus intereses

La Consellería de Medio Rural de la Xunta de Galicia acaba de formalizar un convenio de colaboración con la Universidad de Santiago de Compostela (USC) para la elaboración del Plan Estratégico de la PAC en Galicia Horizonte 2030. […]

Nacional

Açores inauguram parque no vulcão das Furnas: um “tesouro natural” recuperado

São 18 hectares de floresta num parque por onde passa um curso de água, com uma cascata, e que inclui as ruínas de uma casa senhorial de 1858.  […]

Últimas

Manifesto PORTUGAL DE LUTO – coragem para mudar

[Fonte: Petição Pública]
→Assine aqui←
Após o choque de, a 17 de Junho, termos sido confrontados com a imagem de 64 pessoas encurraladas pelo fogo em Pedrógão Grande, […]