Em novembro de 2023, a Sakata Seed Corporation inicia a atividade para comercializar sementes de morango F1, adequadas para cultivo em estufas.
As variedades japonesas de morango são muito elogiadas internacionalmente pelo seu sabor delicioso. No entanto, as variedades japonesas de morangos também se caracterizam pela sua suavidade, o que cria problemas no que diz respeito aos prazos de validade e ao seu transporte. Além disso, as doenças que podem acontecer durante o seu cultivo variam de acordo com a região. A Sakata Seed Corporation começou a planear o melhoramento de morangos em 2016 e iniciou em 2018. O objetivo é criar variedades de morangos que equilibrem o sabor excecional exclusivo dos morangos japoneses e o transporte, e que, ao mesmo tempo, possuam resistência às doenças nas áreas onde são cultivados. Em 2017, a Sakata Seed Corporation obteve permissão para vender sementes de Yotsuboshi, um tipo de semente de morango F1 desenvolvida pela província de Mie, província de Kagawa, província de Chiba e Centro de Pesquisa Agrícola Kyushu Okinawa, e vendeu-as principalmente no Canadá e nos Estados Unidos, obtendo informações sobre cada região.
Convencionalmente, muitas variedades vegetativas de morangos geradas a partir de plantas-mãe têm sido utilizadas em todo o mundo. Contudo, têm os seguintes problemas: (1) esforço necessário para manusear a planta-mãe e colher as plantas jovens, (2) risco de infeção por doenças da planta-mãe e (3) restrições na época de transplante de plantas jovens. Para resolver esses problemas, a Sakata Seed Corporation está a trabalhar para desenvolver variedades de sementes de morango que podem ser criadas a partir de sementes. Já iniciou a produção experimental em escala global.
Para acelerar ainda mais o movimento em direção à comercialização, começou, recentemente, uma atividade que une pesquisa, produção e vendas. Toda a empresa trabalha para comercializar o negócio das sementes de morango.
Fonte: Sakata Seed Corporation