Quase metade dos inquiridos da sondagem da Aximage considera a resposta do Governo à crise negativa e 89% defendem a necessidade de mais medidas por parte do executivo.
[…]
Aumento dos preços sentiu-se mais nos bens alimentares e combustíveis
De acordo com a sondagem, 97% dos inquiridos já sentiram o aumento dos preços no seu dia-a-dia, com destaque para o supermercado e os combustíveis (39%), seguindo-se o gás (11%), a electricidade (5%), os transportes (3%), a farmácia (2%) e as telecomunicações (1%).
Olhando para os rendimentos, são mais aqueles que dizem não ter sentido quebras, em comparação com valores de há 12 meses atrás, mas o número dos que admitem quebras é, ainda assim, elevado: 47%.
Para fazerem face à crise, os entrevistados admitem que alteraram hábitos de consumo relativamente aos combustíveis (60%): utilizam menos o carro aos fins-de-semana (58%), passaram a andar mais a pé (23%) ou a deslocar-se de transportes públicos (13%).
No caso do consumo dos bens alimentares, em que 68% fizeram alterações aos seus hábitos, 40% refere que começou a prestar mais atenção aos preços, 34% reduziu a compra de alguns produtos e 25% deixou mesmo de consumir alguns produtos.
Os números mostram ainda que 57% das pessoas tiveram de adiar despesas, como viagens de férias (30%), equipamentos domésticos (23%), compra de carro (21%) ou de casa (18%), sendo que 40% não pensa […]