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– 11-10-2011 |
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Qualidade alimentar: produtos diferentes com a mesma designa��o comercial?
Apesar de se tratar de um fen�meno relativamente desconhecido na Europa Ocidental, os consumidores da Europa Central e de Leste continuam a queixar-se das diferen�as existentes na qualidade de produtos alimentares supostamente id�nticos. Numa pergunta oral dirigida � Comissão Europeia, a eurodeputada romena Elena Oana Antonescu manifestou a sua preocupa��o relativamente a esta pr�tica de longa data. Num estudo recentemente realizado pela Associa��o Eslovaca de Consumidores e publicado no in�cio de Abril de 2011 com produtos da Coca-Cola, da Nestl� e da Milka, verificou-se que são comercializados produtos de qualidade desigual para exportação para diferentes países europeus, com excep��o da Milka. No dia 5 de Outubro, a comissão parlamentar do ambiente, Saúde pública e segurança alimentar, organizou um debate com Jer�me Lepeintre, em representa��o da Comissão Europeia, que confirmou que os fabricantes mudam os ingredientes em função do poder de compra, sabores e tradi��es dos respectivos países. Isto significa que a Nutella, por exemplo, � mais l�quida em Fran�a do que na Alemanha, com a justifica��o de que o p�o franc�s � geralmente menos resistente do que o p�o alem�o. Apesar de a União Europeia não poder impor receitas, os consumidores t�m o direito de ser informados sobre a composi��o dos alimentos que consomem, confirmou Lepeintre. Os consumidores t�m consci�ncia destas diferen�as, garantiu Elena Oana Antonescu (Partido Popular Europeu), e "não podemos ter consumidores de primeira e consumidores de segunda", sublinhou. "Para que serve a UE se não consegue proteger os seus consumidores?", questionou por sua vez o eurodeputado checo Pavel Poc (Socialistas e Democratas), veiculando uma pergunta colocada por um cidad�o do seu c�rculo eleitoral. De acordo com J�nos �der, eurodeputado h�ngaro (Partido Popular Europeu), alguns fabricantes j� admitiram utilizar ingredientes mais baratos para os mercados da Europa de Leste, mas não informam devidamente os consumidores e apesar de terem o mesmo aspecto, a qualidade dos produtos "� inferior". Fonte: PE
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