O PS rejeitou hoje, ouvir, em sede de comissão parlamentar de Agricultura e Pescas, as quatro principais confederações agrícolas (CAP, CNA, CONGAFRI, AJAP) que representam os agricultores e empresários agrícolas a nível nacional, sobre o processo da Casa do Douro.
O PS chumbou um requerimento, apresentando pelo PSD ao presidente da Comissão de Agricultura e Pescas, para que a CAP, a CNA, a CONGAFRI, e a AJAP pudessem ser ouvidas e consultadas sobre a legislação que visa restaurar a Casa do Douro como entidade pública, contribuindo para esclarecer as perspetivas muito dispares verificadas entre produtores da mesma região.
Mais, o PSD, perante as diferentes sensibilidades, e mesmo divergências entre as diversas entidades que atuam na Região Demarcada do Douro (RDD), propôs alargar a consulta dos diplomas a entidades do Conselho Interprofissional, como a ACIBEV, ao que o PS voltou a rejeitar.
O rolo compressor do PS impediu, aliás, que a discussão sobre o futuro da Casa do Douro fosse alargada a entidades que inclusivamente o solicitaram.
O PSD pretende construir soluções que respondam às reais necessidades da Região do Douro e que assegure, o mais possível, de forma justa e equilibrada os interesses dos diversos atores da Região. O PS, pelo contrário, ao impedir ouvir as diversas sensibilidades do sector do vinho e das confederações da agricultura portuguesa, está a fazer precisamente o contrário.
Fonte: PSD