O protocolo que assegura a produção sustentável e responsável da soja produzida nos EUA, U.S. Soy Sustainability Assurance Protocol (SSAP), foi aprovado segundo as normas da FEFAC Soy Sourcing Guidelines 2021. A FEFAC é a organização que representa e defende os interesses da indústria europeia de rações para animais, junto das instituições europeias e organismos internacionais.
Em comunicado, o Soy Export Sustainability e o U.S. Soybean Export Council (USSEC), responsáveis pelo protocolo, explicam que as diretrizes da FEFAC incluem uma ampla lista de critérios agrícolas, ambientais e sociais para representar coletivamente os requisitos da indústria europeia de rações que incluem soja produzida de forma responsável e que foram implementadas para apoiar a transparência no abastecimento desta planta para 27 nações europeias.
As duas responsáveis notam que 80% das exportações de soja dos EUA para a Europa são verificadas no âmbito deste protocolo. No início deste ano, foram transportados 100 milhões de toneladas de soja através deste programa SSAP, que teve o seu início em 2013.
Aliado a isso, o U.S. Soy comprometeu-se até 2025 a:
- Reduzir o impacto do uso das terras em 10% (hectares por alqueire)
- Reduzir a erosão dos solos em 25% (toneladas por alqueire)
- Aumentar a eficiência energética em 10% (BTUs por alqueire)
- Reduzir as emissões totais de gases de efeito de estufa em 10% (libras-ano de gases CO2 ou equivalentes)
O U.S. Soybean Export Council (USSEC) é uma parceria de produtores, processadores, transportadores de mercadorias, comerciantes, agroindústrias e organizações agrícolas que trabalham para construir a preferência pela soja dos EUA em todo o mundo.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.