Autarquias já podem concorrer a fundos europeus para redes Wifi, e rápido de preferência

Autarquias já podem concorrer a fundos europeus para redes Wifi, e rápido de preferência

A corrida aos 3.400 vales europeus Wifi4EU, que vão distribuir 51 milhões de euros pelos municípios europeus, começa esta quinta-feira, 4 de abril, ao meio-dia. E ‘corrida’ é mesmo o termo certo, já que o critério de seleção é simples: as primeiras 3400 candidaturas a chegar, serão as eleitas. Ou seja, as câmaras interessadas deverão apresentar a candidatura quanto antes.

Segundo nota do regulador das comunicações, a Anacom, o “critério de seleção dos municípios a quem serão atribuídos vouchers é o da ‘ordem de chegada’ da candidatura no portal”, razão pela qual “as câmaras municipais concorrentes devem procurar fazer a sua candidatura logo no primeiro momento”. A esta nova fase do programa não poderão concorrer autarquias que já tenham beneficiado do mesmo.

A Comissão Europeia estima que a avaliação dos candidatos ocorra ainda em abril e que a divulgação dos resultados tenha lugar em maio, aponta ainda a Anacom.

O programa WiFi4EU’ da Comissão Europeia, tem como objetivo proporcionar acesso à Internet a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos. Cada um dos vales a distribuir irá cobrir custos de equipamento e instalação.

Como principais objetivos, o WiFi4EU elenca o combate à exclusão digital e o aumento de acesso a serviços públicos online.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em ECO - fundos comunitários .

Anterior Mining sewage for fertilisers and energy to prevent water shortages
Próximo Projetos de pecuária e turismo discutidos entre Austrália, Indonésia e Timor-Leste

Artigos relacionados

Sugeridas

Atenção: já viu como estão os preços de milho e trigo hoje? e dos outros produtos?

O Agroportal vem criar uma nova página sobre mercados. A página, inserida na categoria dossiers, tem cotações ou preços online para cereais com origem em França, […]

Nacional

Etapa decisiva para a nova Política de Coesão europeia

Um contexto de renovados desafios e de reequilíbrios políticos e temáticos: uma decisiva etapa para a nova Política de Coesão europeia

A Europa está […]

Últimas

Pedrógão Grande. Governo promete todas as casas prioritárias reconstruídas até ao final do mês

Até ao final do mês estarão reconstruídas todas as casas prioritárias destruídas pelo incêndio de há dois anos em Pedrógão Grande, […]