Projeto que apoia a produção de carne de bovino sustentável financiado pela UE

Projeto que apoia a produção de carne de bovino sustentável financiado pela UE

BovINE – Beef Innovation Network Europe é um projeto financiado pela União Europeia, que tem como objetivo formar um ecossistema transnacional para promover a troca de conhecimentos a nível internacional.

A iniciativa procura estudar formas de produção sustentável de bovinos e transferir o conhecimento da investigação para a produção, uma vez que, apesar de existirem cerca de 255 mil explorações no sector da carne bovina na União Europeia, não existe uma rede focada nas necessidades dos produtores.

O BovINE terá uma abordagem multissectorial, de forma a unir investigadores, técnicos, produtores de carne bovina, organizações de agricultores, consultores e restantes atores, , pode ler-se no resumo de apresentação do projeto. O projeto pretende, assim, estimular o diálogo, a troca de informações e a procura conjunta de soluções, para formar um ecossistema transnacional que promova a troca de conhecimentos a nível internacional, aumentando a viabilidade económica e a sustentabilidade do sector europeu de produção de carne bovina. O BovINE procurará partilhar ideias inovadoras e estimular a adoção de métodos comprovados pela investigação, mas ainda não adotados pela produção.

Portugal está representado no projeto através da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa e do Agrupamento de Produtores de Bovinos Mertolengos.

A reunião de lançamento vai realizar-se, no fim de janeiro, na Irlanda.

Comente este artigo

O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.

Anterior Abertas as inscrições para as XII Jornadas HVME - 6 e 7 de março - Évora
Próximo Presidente da Quercus visita exploração de Olival no Alentejo

Artigos relacionados

Últimas

Como a taxa de desemprego cai sempre entre abril e junho

O verão é para muitos portugueses sinónimo de férias e descanso. Mas também significa mais emprego. Com a chegada da época alta no turismo e na agricultura, […]

Nacional

Há 28 autarquias sem plano de prevenção de incêndios. Governo quer aplicar sanções

Luís Capoulas Santos, ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, considera “incompreensível” que ainda existam 28 câmaras com planos desactualizados.
O ministro da Agricultura, […]

Nacional

Investigação europeia em gestão florestal faz testes no Vale do Sousa

Para José Guilherme Borges e Marlene Marques, do Centro de Estudos Florestais, o case do Vale do Sousa “é muito positivo” já que permitiu demonstrar a utilização de planeamento colaborativo de gestão. […]