Presidente da Quercus visita exploração de Olival no Alentejo

Presidente da Quercus visita exploração de Olival no Alentejo

OLIVUM mostra práticas sustentáveis do olival moderno

A OLIVUM – Associação de Olivicultores do Sul, iniciou contactos com vários stakeholders de forma a promover encontros e visitas de campo com o objetivo de mostrar as práticas sustentáveis e de defesa do ambiente no olival moderno, seja em copa seja em sebe.

A OLIVUM pretende, numa postura de abertura e transparência, convidar decisores políticos, organizações setoriais e jornalistas a visitarem as áreas de cultura do olival moderno e de precisão que tem mobilizado os olivicultores, nos últimos anos, no sentido da sustentabilidade, biodiversidade, uso eficiente da água e reduzida utilização de fitofármacos sem pôr em causa a qualidade do produto e a sua produtividade.

No dia 9 de Janeiro, o presidente da Quercus, Paulo do Carmo, visitou a Herdade Maria da Guarda, de João Cortez de Lobão, associado da Olivum, onde teve a oportunidade de observar presencialmente exemplos de sustentabilidade ambiental e social.

“É desta forma que pretendemos agir, a dialogar e a ouvir todos os argumentos, mostrando, ao mesmo tempo, aquilo que fazemos e como fazemos”, refere Gonçalo Almeida Simões, diretor executivo da OLIVUM.

O estudo “Alentejo: A Liderar a Olivicultura Moderna Internacional”, apresentado pela OLIVUM em novembro, permitiu já confirmar os benefícios económicos e ambientais do olival moderno. Contudo, a OLIVUM considera importantes e didáticas estas visitas ao olival moderno porque permitem a observação ao vivo da agricultura de precisão que é utilizada e ouvir aqueles que trabalham no campo, permitindo a recolha de informação fidedigna e, dessa forma, chegar a conclusões mais fundamentadas.

A OLIVUM acredita que é dialogando e acima de tudo, mostrando o que faz, que se poderá continuar neste caminho de sustentabilidade, rentabilidade e de modernização onde todos podem sair beneficiados. Para concretizar este objectivo, a OLIVUM vai continuar a convidar e a levar ao terreno todos os interessados neste sector e no seu futuro.

Presidente da Quercus em olival
Comente este artigo
Anterior Projeto que apoia a produção de carne de bovino sustentável financiado pela UE
Próximo Açores avança com plano de acção da agricultura e florestas para fazer face às alterações climáticas

Artigos relacionados

Notícias apoios

Governo anuncia medidas de reforço ao setor do leite

Tendo em conta as dificuldades que se vêm registando no setor do leite, num contexto de significativo aumento dos custos da alimentação animal, o Governo anunciou um conjunto de […]

Últimas

Batata-doce da Madeira – uma aposta segura

A Associação de Jovens Agricultores da Madeira e Porto Santo (AJAMPS), através da Madeira Agrícola, já exportou este ano cerca de 4 toneladas de batata-doce da Madeira para França. […]

Cotações ES

Se mantiene la tendencia alcista en almendras

Esta semana los precios de las almendras han continuado anotando subidas.
La Lonja de Córdoba registró subidas de entre 25 y 32 céntimos de euro en las almendras de floración tardía monovarietal y Guara de nueva campaña. […]