Projeto Mercados Regionais quer dinamizar e valorizar os mercados locais

Projeto Mercados Regionais quer dinamizar e valorizar os mercados locais

[Fonte: Rede Rural Nacional] No passado dia 27 de junho, realizou-se em Bensafrim (Lagos), na sede da Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, uma reunião no âmbito do projeto “Rede Regional dos Mercados Locais” (RRML). Além da Vicentina, estiveram presentes representantes da AMAL, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve) e dos municípios de territórios rurais e de baixa densidade da região aderentes ao projeto.

Integrado no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (P.A.D.R.E.), com o presente projeto pretende-se efetuar a reabilitação física de mercados locais, com vista a torná-los mais atrativos e adequados à instalação dos produtores locais. É igualmente objetivo do projeto a implementação de um Plano de Comunicação e Animação da Rede, de forma a dar maior visibilidade a estes espaços, contribuindo para a valorização dos produtos locais e dinamização dos produtores locais.

Pretende-se igualmente desenvolver uma componente ligada aos mercados locais de produtores, de forma a incentivar as vendas diretas e as cadeias curtas agroalimentares, permitindo assim o contato direto entre o produtor e o consumidor, contribuindo assim para a melhoria da dieta alimentar, através do acesso a produtos da época, frescos e de qualidade e, por outro lado, contribuir para o desenvolvimento socioeconómico destes territórios.

Neste contexto, a DRAP Algarve destaca o facto de estar em fase de implementação o “Estatuto da Agricultura Familiar”, cujo regulamento está em vigor (consultar o link), onde se visa «reconhecer e distinguir a especificidade da Agricultura Familiar» nas dimensões económica, territorial, social e ambiental, promover políticas públicas para o extrato socioprofissional em causa, bem como promover e valorizar a produção local e melhorar os respetivos circuitos de comercialização.

Informação enviada pelo Ponto Focal do Algarve da Rede Rural Nacional.

Comente este artigo
Anterior Avisos Agrícolas 05/07/2019: Vinha e Olival
Próximo Governo abre mercado da Colômbia para laranjas e prunóideas nacionais

Artigos relacionados

Últimas

PSD acusa Governo de “incúria e passividade” na reflorestação do pinhal de Leiria.

[Fonte: Rádio Renascença]

O cabeça de lista do PSD às europeias acusou o Governo de “incúria e passividade” na execução dos planos previstos para a reflorestação do pinhal de Leiria.
“A situação do pinhal de Leiria é catastrófica, ardeu basicamente 86% de toda a massa florestal”, […]

Últimas

Adeus, canetas de plástico. Olá, esferográficas feitas de videiras

[Fonte: Publico]Projecto Da_Vide quer aumentar o uso de esferográficas biodegradáveis desenvolvidas a partir de resíduos de videiras do Douro.

O projecto Da_Vide lança esta quinta-feira, 25 de Abril, em Alijó, o movimento Vamos Escrever o Mundo….Sem Plástico que pretende aumentar o uso de esferográficas biodegradáveis desenvolvidas a partir de resíduos de videiras do Douro. […]

Nacional

Agrogarante leva inovação e competitividade à FNA

[Fonte: Voz do Campo]
A Agrogarante estará presente na 56ª edição da Feira Nacional de Agricultura, que vai decorrer de 8 a 16 de junho, no CNEMA, em Santarém, com stand próprio localizado na Nave A.
No dia 11 realiza o Fórum “Conversas de Agricultura”, […]