O projeto FaRMeR, um projeto Erasmus+ de dois anos, quer desenvolver uma Metodologia de Gestão de Risco e Resiliência para avaliar e gerir os riscos agrícolas tendo em conta o contexto especial dos países da EU, especialmente nas zonas rurais e remotas.
Em comunicado, a CONSULAI, intermediário entre o projeto e os agricultores portugueses, explica que a metodologia vai ser testada por aproximadamente 80 agricultores. Durante o estudo piloto, três explorações vão aplicar a metodologia às empresas agrícolas.
Será também desenvolvido um Curso FARMER. A formação está dividida em módulos de aprendizagem individuais (Identificação de Ameaças, Estratégia de Gestão de Riscos e Política de Gestão de Riscos).
O objetivo passa por abranger todo o espetro de conhecimentos e competências sobre Gestão de Riscos em operações e gestão agrícola, bem como a utilização de ferramentas digitais para controlar e, em última análise, mitigar os riscos.
Nesse sentido, o projeto vai criar a Plataforma FaRMeR Online, de forma a garantir o acesso a todos os resultados e conteúdos de formação por todos os grupos-alvos.
O projeto FaRMeR será promovido e adaptado a quatro países europeus, apoiado por dez entidades parceiras e 25 consultores agrícolas vão beneficiar dos resultados do projeto.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.