A equipa do projeto ABC – AgriBioCircular voltou a realizar outra atividade com os estudantes do 2º ano da Licenciatura em Agronomia da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), no passado dia 13 de julho, na qual explorou o tema da biodiversidade microbiana nas culturas agrícolas.
O workshop desenvolvido pelos investigadores do InnovPlantProtect (InPP), Joana Castro, João Colaço e Ricardo Ramiro, em parceria com Ana Cordeiro, professora da ESAE, teve como objetivo dar a conhecer aos estudantes de que forma a tecnologia se alia à agricultura no desvendar da diversidade microbiana. Este encontro permitiu aos futuros agrónomos reavaliar o papel dos microrganismos na produção agrícola, assim como compreender de que forma a determinação da biodiversidade microbiana é conseguida. Os alunos foram esclarecidos de como o processo se desenvolve, desde a recolha de amostras no campo (solo, plantas, água, ar) até à análise de dados e identificação das bactérias e fungos encontrados.
O workshop contou ainda com uma componente prática de análise de dados, que permitiu aos alunos ter um primeiro contacto com a bioinformática necessária para desvendar o microbioma. O conhecimento transmitido permitirá aos futuros agrónomos ter uma visão mais abrangente da análise do microbioma, permindo compreender melhor o que pode e também o que não pode ser extraído destas análises.
Sendo a agricultura no Alentejo, particularmente desafiada por condições adversas, este workshop pretendeu dotar os futuros agrónomos de mais uma ferramenta para a prática de uma agricultura sustentável, ressalvando que a diversidade microbiana devidamente moldada e equilibrada contribui para o sucesso de diversas culturas e poderá ser a chave nos desafios futuros que este setor enfrentará.
O projeto ABC, liderado pelo InPP, é financiado pelo programa Fundo Ambiental, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2022).
O artigo foi publicado originalmente em InnovPlantProtect.