Projecto de unidades de recirculação de subprodutos de Alqueva apresentado em Serpa

Projecto de unidades de recirculação de subprodutos de Alqueva apresentado em Serpa

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]

Na tarde do dia 2 de Maio, a Herdade da Abóbada, em Serpa, vai ser palco do evento de apresentação do projecto Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva (URSA). Este evento inclui uma visita técnica à unidade experimental, que se destina à recolha e transformação de subprodutos orgânicos de origem agrícola em fertilizante orgânico para aplicação no solo.

O projecto URSA visa criar uma rede de unidades de valorização de subprodutos orgânicos por compostagem, para produção de fertilizante orgânico, a entregar aos agricultores em troca dos seus subprodutos agrícolas, explica um comunicado da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA). A primeira unidade deste projecto está a ser desenvolvida pela EDIA em parceria com o Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), contando com financiamento aprovado pelo Fundo Ambiental português, no seu programa “Apoiar a transição para uma economia circular”.

A EDIA refere que «o produto final destina-se a ser aplicado no solo, reabilitando-o gradualmente nas diversas funções ambientais que este desempenha», desta forma «aumentando a resiliência deste território perante as alterações climáticas e, em simultâneo, promovendo a qualidade da água e a sustentabilidade económica e ambiental do regadio». É ainda sublinhado que «este projecto apresenta uma estrutura assente no uso eficiente de recursos, nomeadamente na protecção do solo e da água, e na valorização de subprodutos, contribuindo para acelerar a transição para a economia circular, através de uma agricultura em linha com os princípios deste novo paradigma».

Pode consultar o programa da apresentação aqui.

Notícias relacionadas

Comente este artigo

O artigo Projecto de unidades de recirculação de subprodutos de Alqueva apresentado em Serpa foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.

Anterior Terra Emergente - T.3 Ep.8 - Agricultura Urbana
Próximo Preço dos produtos locais é obstáculo ao consumo, diz estudo

Artigos relacionados

Últimas

Já arrancou a Lusoflora 2019

[Fonte: Voz do Campo]
Já arrancou a Lusoflora 2019. O evento está a acontecer no CNEMA, em Santarém, até final do dia de amanhã.
A Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais (APPPFN) pretende com esta iniciativa viabilizar a competitividade da horticultura ornamental no mercado global, […]

Solicitações

Projeto “Sementes ConVida” solicita sementes para ajudar as populações afectadas pelos incêndios

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, no âmbito da unidade curricular Planeamento e Ordenamento do Território, os estudantes do 1º ano da Licenciatura em Saúde Ambiental, estão a realizar um projeto subordinado ao tema “Sementes ConVida”.

Pretende-se com este projeto ajudar e motivar as populações afetadas pelos incêndios, […]

Nacional

Dia do Crédito Agrícola assinala dia com prémio e festas pelo País

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]
O Crédito Agrícola volta a assinalar no dia 1 de Março o DIA DO CA onde, além do sorteio de um automóvel eléctrico, vão ser implementadas diversas acções de celebração ao longo de todo o País. […]