Produção de leite nacional duplicou em três décadas

Produção de leite nacional duplicou em três décadas

[Fonte: Vida Rural]

Entre 1980 e 2015, Portugal duplicou a sua produção de leite, que passou das 970 mil toneladas para 2 milhões de toneladas. Os dados constam de um relatório divulgado pelo INE que traça um retrato da produção de leite nacional antes, durante e depois das quotas leiteiras.

Segundo o instituto, o nível mais elevado de autossuficiência (112,5%) no que diz respeito a produção de leite foi atingido no ano passado, um nível que terá sido atingido graças a uma “diminuição do consumo, desde 2005” e a uma “profunda restruturação do setor que em 25 anos (1989-2013) aumentou em mais de 8 vezes a dimensão média do efetivo por exploração”, de quatro vacas leiteiras para 34.

O INE revela ainda que a partir de 1985 o país conseguiu tornar-se autossuficiente em manteiga, uma tendência contrária à produção de iogurtes e queijo, em que o défice aumentou – graus de autoaprovisionamento em 2015 de 47,0% e 69,6%, respetivamente.

Os dados mostram ainda que com o fim das quotas leiteiras em abril de 2015, “os resultados disponíveis para o primeiro semestre de 2016, revelam que a União Europeia produziu mais leite que no mesmo período dos anos precedentes”, mas países pequenos como Portugal observaram uma diminuição da recolha de leite.

“Esta redução poderá condicionar negativamente o nível de eficiência anteriormente alcançado na produção de leite e acentuar os constrangimentos associadas às bacias leiteiras nacionais que incluem, nomeadamente, o facto de se situarem em regiões de minifúndio e ultraperiféricas no contexto europeu”, indica.

Leia o relatório completo aqui.

O post Produção de leite nacional duplicou em três décadas aparece primeiro no Vida Rural.

Comente este artigo
Anterior Despesa com a agricultura vai aumentar 7,2% em 2017
Próximo Agroalimentar nos países da CPLP discute-se na próxima semana

Artigos relacionados

Blogs

A importância do solo para o futuro da agricultura

Já ninguém duvida que o solo é um dos principais elementos da agricultura e da produção de alimentos, senão o mais importante. […]

Dossiers

Ofertas de estágios – Engenheiro Agrónomo e Engenheiro Zootécnico – Lisboa

A Atlas Agro Insurance MGA está a recrutar dois novos membros da equipa Comercial e de Desenvolvimento de Produto […]

Dossiers

Previsão período alargado – Continente – 02 ago. a 29 ago. 2021

Precipitação total com valores acima e temperatura média semanal com valores abaixo do normal […]