Usado com sucesso há vários anos em outras partes do mundo, o biofungicida PROBLAD está agora disponível em Portugal. O PROBLAD é um extrato natural de sementes de tremoço doce, que tem como principal componente a proteína BLAD, responsável pela sua atividade fungicida. A BLAD apresenta um modo de ação multi-sítio inovador e único, oficialmente reconhecido como tal pelo comité FRAC.
Aliando as vantagens de ser um producto fitofarmaceutico de baixo risco, isento de Limites Máximos de Resíduos (LMR), sem intervalos de segurança e de reentrada estabelecidos, o PROBLAD apresenta também uma eficácia em campo consistente, tornando-o um forte trunfo para o futuro da proteção de culturas à escala global. Através de um extenso programa de ensaios foi possível confirmar a eficácia e robustez da ação deste fungicida, em particular nos usos que constam já do primeiro rótulo/registo em Portugal: podridão-cinzenta (Botrytis) e oídio da videira, morangueiro, tomateiro e beringela; moniliose em frutos de caroço (ameixeira, cerejeira, damasqueiro, pessegueiro); e piriculariose do arroz, a que se irão juntar vários pedidos para usos menores em outras culturas.
INTRODUÇÃO
A BLAD (Banda de Lupinus Albus Doce) é uma proteína que ocorre naturalmente em tremoços doces germinados (Monteiro et al., 2010) e que deriva diretamente do catabolismo da principal proteína de reserva presente nas sementes secas, a ß-conglutina. Durante a germinação das sementes, a ß-conglutina é catabolizada em polipeptídeos […]