Entre as medidas anunciadas está a construção de uma ligação entre as barragens do Alqueva e a do Monte da Rocha e a intervenção na barragem de Santa Clara.
O Governo aprovou nesta quinta-feira, em Évora, o Plano Regional de Eficiência Hídrica do Alentejo, que prevê investimentos na ordem dos 993 milhões de euros. O ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, adiantou que o plano ficará agora em discussão pública. O objectivo é realizar um diagnóstico e “consagrar um conjunto que permitam reforçar a resiliência do território e identificar formas de responder ao desafio das alterações climáticas“.
O plano inclui cerca de 70 medidas, 16% das quais se referem a gestão de recursos hídricos, outras 16% são para o sector urbano, cerca de 56% para o sector agrícola e 11% para o sector da indústria e turismo. Segundo Duarte Cordeiro, cerca de 30% das medidas dizem respeito ao tema da eficiência energética, 45% são medida de adaptação e 17% são medidas ambientais. O investimento será de 993 milhões de euros, 80% dos quais serão dedicados ao sector agrícola.
As medidas “mais emblemáticas”, segundo o governante, são a construção de uma ligação entre as barragens do Alqueva e a […]